quinta-feira, 18 de agosto de 2011

ALPB fará encontro estadual de ouvidorias

A disseminação da importância do papel do ouvidor nos órgãos públicos e o estímulo a criação de ouvidorias nos municípios paraibanos serão os focos do I Encontro Estadual de Ouvidores, segundo informou a ouvidora do Poder Legislativo da Paraíba, Arlenilde Correia de Aguiar. O evento será promovido pela Assembleia Legislativa, em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de João Pessoa, no dia 26 de agosto, na Estação Cabo Branco Ciência, Cultura e Artes, na Capital paraibana.

A ouvidora Arlenilde Correira informou também que os participantes do encontro terão a oportunidade de conhecer o trabalho feito pela Ouvidoria do SUS, através da palestra a ser proferida pelo ouvidor do Sistema Único da Saúde (SUS), Luiz Carlos Bolzan. Na oportunidade, Carlos Bolzan fará apresentação do modelo de gestão da Ouvidoria do SUS e a contribuição das ouvidorias da saúde no processo de eficiência e consolidação do SUS no país.
O evento contará também com um painel, que abordará o tema “Ouvidoria Pública – Gestão com Participação Cidadão”, que terá como expositor o professor Semeraro Rito Cardoso, ex-ouvidor do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

O trabalho realizado em uma ouvidoria poder ser resumido como que um elo entre o cidadão e o órgão público, conforme ressaltou Arlenilde Correia. “O nosso papel é ser um canal de comunicação entre a sociedade e o órgão público em questão. A Ouvidoria facilita a vida do cidadão no acesso a informações. Com a ouvidoria, o cidadão tem um instrumento para criticar, dar sugestões. Enfim, a ouvidoria encurta o caminho entre o cidadão e os órgãos públicos. E isso também acontece com empresas privadas que contam com ouvidorias”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário