segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Governo do Estado lança Programa de Ressocialização ‘Cidadania é Liberdade’

O governador Ricardo Coutinho lança, às 16h desta segunda-feira (29), o Projeto de Ressocialização “Cidadania é Liberdade”. O anúncio será feito em solenidade no Palácio da Redenção, em João Pessoa. Na oportunidade haverá a institucionalização do Selo da Ressocialização, destinado aos parceiros nessa área.

O governador Ricardo Coutinho também assinará o decreto que regulamenta a lei 9.430 de 14 de julho deste ano, que determina a empresas vencedoras de licitação para obras do governo estadual destinarem 5% de vagas de emprego nessas obras para sentenciados.

A diretriz do projeto “Cidadania é Liberdade” é a promoção de ações de educação, trabalho, cultura e saúde voltadas para a ressocialização dos detentos do sistema prisional paraibano. Pautado em valores éticos e democráticos, o programa cumpre com as responsabilidades do Estado em relação aos que romperam com as regras da convivência social, oportunizando espaços de socialização e políticas públicas inclusivas preparando para o retorno ao convívio social.

O secretário de Administração Penitenciária, Harrison Targino, explica que a intenção do Programa “Cidadania é liberdade” é oferecer oportunidade de capacitação e trabalho para um detento ou egresso do sistema penitenciário, através de parcerias.


Para Harrison, é preciso acreditar na ressocialização. “A ressocialização pode representar mais que um ganho social, pode levar à redução de índices de reincidência criminal, e essa é a meta do Governo da Paraíba. Um dos maiores desafios é vencer o preconceito e proporcionar a inclusão social de detentos, e as parcerias de empresas e instituições em um programa específico são grande passo”, avalia o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário