sexta-feira, 19 de agosto de 2011

SEDS aponta tendência de queda da criminalidade na Paraíba

A Paraíba está registrando uma desaceleração no crescimento da violência. De acordo com o secretário da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, os números apontam para uma quebra na curva de criminalidade, crescente há 11 anos.
Na comparação entre os meses de julho e junho deste ano, houve uma redução de 16% no número de homicídios em todo o Estado. Em João Pessoa, a diminuição foi de 27% e na região metropolitana da Capital a queda observada foi ainda maior, de 30%.
“Nós estamos conseguindo desacelerar essa curva crescente da criminalidade, reduzindo o ritmo de crescimento da violência acumulado ao longo dos últimos 11 anos. E a partir do momento que nós quebrarmos essa curva teremos uma redução gradativa e irreversível”, explicou.
Uma análise dos registros de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) foi apresentada nesta semana, durante a 2ª Reunião do Gabinete Estadual de Gestão Integrada (GGI) que contou com a presença do secretário Cláudio Lima e de representantes do Ministério da Justiça, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e secretários de Estado.
Reunião aconteceu na sede da Academia de Ensino da Polícia
Resultados positivos – Durante a reunião realizada na sede da Academia de Ensino da Polícia (AEP) foram discutidas, ainda, ações de combate à criminalidade e apresentados resultados positivos em relação ao combate ao tráfico de entorpecentes.
No período de 28 de junho a 29 de julho deste ano foram apreendidos pelas polícias 120 kg de drogas. O crack está entre as drogas mais apreendidas. De janeiro a julho de 2011, foram tirados de circulação mais de 70 quilos do entorpecente.
O secretário Cláudio Lima destacou a importância da interação entre Polícia, MP e Justiça para redução dos índices de criminalidade. “Temos unido esforços e a presença de tantas autoridades em mais uma reunião do GGI demonstra o interesse e o empenho de todos os poderes no combate à violência. Estamos satisfeitos com essa integração que tem colaborado com o fortalecimento da segurança pública no Estado,” afirmou.
O GGI – O Gabinete de Gestão Integrada foi criado através da Lei 9.165 de 16 de junho de 2010, com o objetivo de reunir todas as forças de segurança do estado, no sentido de montar operações de prevenção e repressão à violência. O órgão é presidido pelo secretário da Segurança e sua estrutura conta com a Secretaria de Administração Penitenciária, comandantes das polícias Civil, Militar, Federal, Rodoviária Federal, além da Agência Brasileira de Inteligência e Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário