terça-feira, 16 de agosto de 2011

Energia elétrica é tema de debate na Assembleia Legislativa

As partes envolvidas na discussão sobre o serviço de energia elétrica ofertado no Estado da Paraíba não chegaram a um consenso sobre o preço da tarifa de energia praticado no Estado, durante sessão especial realizada na tarde desta terça-feira (16.08), na Assembleia Legislativa da Paraíba, proposta pelo deputado Frei Anastácio (PT).  

O deputado Frei Anastácio afirmou, durante o evento,  que o índice de reajuste da tarifa anunciado pelo Energisa   –  algo estimado em 7.7% o – está acima da inflação, o que foi negado pelo representante da empresa, o técnico Klayson Jacomeni.

Frei Anastácio declarou, durante discurso feito da Tribuna da Casa de Epitácio Pessoa, que a Energisa – empresa que explora o serviço no Estado –  teve lucro de R$ 100 milhões, em 2010, e que a tarifa cobrada na Paraíba é a quarta mais alta entre os estados do Nordeste, e que o reajuste da tarifa anunciado pela Energisa (7.7%) está acima da inflação anual, que gira em torno de  5.2%.
O parlamentar revelou que os movimentos sociais estão se mobilizando para impedir o reajuste, o qual classificou de “abusivo” , se comparado com  o índice de inflação do país. “Não podemos aceitar aumento da energia acima da inflação. Nós vamos utilizar todos os meios legais para impedir que isso aconteça. Além disso, vamos cobrar melhor prestação de serviço na zona rural. Ou seja, no campo, esse serviço deixa muito a desejar”, acrescentou.

O contraponto foi apresentado pelo técnico Klayson Jacomeni, gerente do departamento de Arrecadação e Faturamento da Empresa. Ele informou que o aumento da tarifa não é determinado pela Energisa  mas sim definido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). “Nos próximos dias, a Aneel, órgão regulador do setor elétrico brasileiro, Irá divulgar o índice de reajuste tarifário anual. Isto é, não é a Energisa que decide sobre o valor, sobre o índice de reajuste da tarifa”, afirmou.

Para definir o Reajuste Anual das Tarifas, a Aneel considera, entre outros fatores, a variação no período do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), aprovado pelo Congresso Nacional, segundo explicou Klayson Jacomeni. O representante da Energisa ressaltou que a taxa industrial na Paraíba é a quinta mais baixa do país.

Klayson Jacomeni disse ainda que a Energisa presta um bom serviço ao povo paraibano e que a empresa, após ser privatizada, subiu no ranking das concessionárias de energia do país. “Em dez anos, a Energisa Paraíba saiu do vigésimo quinto lugar entre as distribuidoras de energia elétrica do Brasil para se tornar a décima segunda melhor empresa do país e a terceira do Nordeste, segundo avaliação da Associação Brasileira de Energia Elétrica”, revelou.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário