domingo, 14 de agosto de 2011

Benilton propõe placas informativas sobre riscos da automedicação em farmácias de JP

As farmácias e drogarias da cidade de João Pessoa deverão ser obrigadas a expor placas com informativos contendo advertência quanto aos riscos da automedicação em geral. Essa medida poderá ser adotada se o projeto de lei de autoria do vereador Benilton Lucena (PT), for aprovado. A matéria já está tramitando na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Câmara de vereadores. A proposta objetiva informar, alertar e conscientizar a população sobre os riscos da automedicação.
De acordo com Benilton, todas as farmácias e drogarias ficarão responsáveis por afixarem em local visível, próximo ao local de venda de medicamentos, placa informativa ou cartaz, com os seguintes dizeres: “Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.” “Não tome remédio sem o conhecimento de seu médico, pode ser perigoso para a saúde”.
As placas ou cartazes devem ser confeccionados de acordo com critérios estabelecidos na regulamentação desta Lei, devendo ter dimensões suficientes para que as informações possam ser lidas à distância, sendo afixados em locais de ampla e perfeita visualização por parte dos clientes das farmácias e drogarias.
Segundo o vereador, a automedicação faz parte da nossa cultura e mesmo os medicamentos sem receita médica podem causar efeitos indesejados se tomados sem critérios. Os efeitos colaterais dos medicamentos usados sem critérios podem causar problemas graves de saúde.
“O uso indiscriminado de medicamentos é motivo de preocupação para as autoridades publicas, e a Organização Mundial de Saúde, tem constatado o alto índice de internações hospitalares devido a intoxicações por medicamentos. As estatisticas brasileiras mostram que as crianças, por curiosidade, utilizam os remédios destinados aos adultos nos lares, provocando acidentes tóxicos que podem ser fatais”, lembra Benilton Lucena.
                                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário