sexta-feira, 21 de setembro de 2012

PMJP mantém ações constantes para preservação do patrimônio ambiental da cidade



A cidade de João Pessoa tem aproximadamente 150 mil árvores em áreas públicas - canteiros centrais de avenidas, praças e calçadas comerciais ou residenciais. Para preservar o patrimônio ambiental da cidade, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) vem desenvolvendo diversas ações de preservação e recuperação das áreas verdes. O trabalho é executado pelas Secretarias de Meio Ambiente (Semam) e Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

Nesta sexta-feira (21) é comemorado o Dia da Árvore e, de acordo com dados da Semam, em 2012, até este mês de setembro, foram plantadas 7.234 mudas de árvores. Ainda segundo esse levantamento, os bairros do Bessa, Tambaú e Manaíra apresentam o maior déficit de árvores, já que são áreas com grande densidade populacional. “O grande desafio da Prefeitura é manter estas áreas verdes preservadas e promover o desenvolvimento com sustentabilidade”, afirmou Yuri Rommel, que é engenheiro florestal da Semam e coordenador do projeto João Pessoa Verde para o Mundo.

Poda programada - Outra ação desenvolvida pela PMJP extremamente importante para manter a saúde das árvores é a poda programada, feita pela Sedurb. Este ano foram realizadas aproximadamente 7 mil podas de árvores.

O serviço começou a ser ofertado em janeiro de 2012 com o objetivo de solucionar problemas como queda de galhos, controle de fungos e outras doenças comuns às árvores. A ação também tem como objetivo ordenar a paisagem urbana, com a melhoria da arquitetura das copas das árvores, deixando a cidade mais bonita, com praças e jardins bem cuidados.

Árvores centenárias - Já foram feitos 57 exames de ultrassom nas árvores centenárias, localizadas principalmente entre o Parque Sólon de Lucena e a Praça da Independência. O ultrassom tem como objetivo diagnosticar a saúde das árvores na parte interna dos vegetais, verificando como estão os troncos, identificando infestação de fungos e ferimentos.

Segundo o engenheiro agrônomo Anderson Fontes, coordenador da Poda Programada, foi observado nessas árvores fungos que provocam o seu secamento, com destaque para o “Mal do Recife”, muito comum nas mangueiras. “Todas elas estão recebendo tratamento, que consiste na poda de assepsia, que é a limpeza dos galhos mortos, e aplicação de fungicida à base de cobre”, explicou.

Viveiro Municipal - No Viveiro de Plantas Nativas, uma iniciativa que conta com a parceria do Serviço Social do Comércio (Sesc), são produzidas as mudas de árvores utilizadas na arborização urbana. Foram 5.002 mudas de plantas nativas somente este ano.

O Viveiro possui atualmente 115 espécies disponíveis para doação, entre elas aroeira da praia, algodão guaxumbo, cássia do nordeste, cupiúba, ipês (amarelo e roxo), mocitaíba, leiteiro, ipê de jardim, pata de vaca, jacarandá e pau formiga.

Qualquer cidadão interessado em adquirir uma muda pode procurar o Viveiro, que doa até duas mudas por pessoa. A equipe ainda orienta sobre as condições da área e indica a planta mais adequada para cada situação. Técnicos também fazem visitas de demonstração do processo de produção de mudas, desde a coleta da semente até o plantio. O Viveiro Municipal fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h. O telefone de contato é 3214-4936.

Nenhum comentário:

Postar um comentário