quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Câmara realiza audiência pública sobre meio ambiente

O vereador Geraldo Amorim (PDT) realizou, na tarde desta quarta-feira (12) no Plenário da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), audiência pública para expor os problemas enfrentados atualmente pelo Município na questão ambiental, e tentar buscar soluções concretas para resolver os problemas junto aos órgãos competentes. Ele apresentou, na ocasião, um vídeo mostrando as condições, classificadas pelo parlamentar como precárias, de vários rios que cortam a Capital paraibana.

Amorim denunciou, com base no vídeo, que vários rios, como o Jaguaribe, Mandacarú, São Bento, Laranjeira, Cabelo, Timbó, Cuiá e Gramame, entre outros estão poluídos, gerando assim um impacto negativo na questão do meio ambiente. O pedetista anunciou que vai gravar um documentário, utilizando esse material, e encaminhá-lo, com as informações colhidas na audiência pública, para a Sudema, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ministério Público, entre outros órgãos.

O vereador fez um alerta para que os órgãos competentes tomem providências urgentes para conter a poluição dessas áreas hídricas e evitar, com isso, a degeneração do meio ambiente, levando em consideração a questão hídrica. Geraldo também propôs a instalação de um Fórum Permanente de Discussão na Casa sobre o meio ambiente.

A audiência pública contou com a presença da secretária-adjunta do Meio Ambiente, Wellintânia Freitas; da coordenadora de Controle Ambiental da Sudema, Larissa Maria Ramos; da representante da Emepa, Glória de Lourdes Lemos; do secretário executivo da Unipê Sustentável, Klauber Brito; além de outros participantes ligados à questão ambiental.

A coordenadora Larissa Ramos falou das ações da Sudema nas questões de licenciamento, fiscalização, educação ambiental e análise da balneabilidade dos corpos hídricos. Ela destacou a promulgação da lei da caatinga, e o trabalho integrado proposto pelo órgão com as demais secretarias do Estado com o objetivo de trabalhar com ações conjuntas, visando melhorar a qualidade ambiental.

 O secretário-executivo Klauber Brito enalteceu o trabalho de educação do meio ambiente e também algumas ações de reaproveitamento de resíduos naturais orgânicos para a produção de adubo orgânico que a Universidade vem executando. Ele citou, ainda, com o apoio de data show, que a instituição vem desenvolvendo várias ações para reduzir o consumo de energia e de plástico.

Já a secretária Wellintânia Freitas lembrou, em seu pronunciamento, que João Pessoa foi a primeira cidade brasileira a elaborar o Plano da Mata Atlântica, lançado em novembro de 2010, e construído pelos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica. Ela destacou o Sistema Municipal de Áreas Protegidas de João Pessoa, SMAP, aprovado pela Câmara dos Vereadores em junho de 2011, e transformado em lei que define critérios e normas para criação, implantação e gestão das Unidades de Conservação (UCs) e parques administrados pela Prefeitura.
 
Wellintânia lembrou também a criação do Parque Natural Municipal do Cuiá, localizado na bacia do rio Cuiá, uma das áreas mais importantes da zona sul da cidade, remanescente da Mata Atlântica, que beneficiará, de forma direta, aproximadamente 65 mil pessoas de bairros e comunidades da Capital, como Grotão, Conjunto dos Radialistas, Ernesto Geisel, José Américo, Valentina de Figueiredo I e II, Colinas do Sul, Planalto Boa Esperança, Água Fria, Loteamento Nova Mangabeira, Condomínio Amizade, Mangabeira, além das comunidades de Santa Bárbara, Nossa Senhora das Neves e Frei Damião.

 Por sua vez, a representante da Emepa, Glória de Lourdes, afirmou que a questão ambiental será uma das prioridades da empresa, com a abrangência dos trabalhos do setor de pesquisa e da gestão ambiental, com foco na educação ambiental, melhoria do meio ambiente e redução de impactos ambientais, em parcerias firmadas com as escolas municipais e empresas. Glória explicou que essa parceria tem como finalidade implantar práticas ambientais tais como palestras de educação ambiental e implantação de hortas escolas, com o objetivo de atender estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares, através de palestras e/ou visitas orientadas às suas unidades de pesquisa.
 
CMJP

Nenhum comentário:

Postar um comentário