segunda-feira, 3 de setembro de 2012

ALPB forma comitiva para inspecionar obras do São Francisco

Engajada no acompanhamento da Transposição do Rio São Francisco, a Assembleia Legislativa da Paraíba realizará uma inspeção às obras, a partir desta terça-feira (04). A visita que também vai contar com representantes de diversos órgãos vai percorrer cerca de 600 quilômetros na extensão que compreende os trabalhos dos eixos Norte e Leste, em solo paraibano e pernambucano. Para representar a ALPB, o presidente Ricardo Marcelo (PEN) indicou o deputado Assis Quintans (Democratas).

Após a viagem, será apresentado um relatório fundamentado tecnicamente aos deputados federais e senadores dos Estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte com uma avaliação sobre o nível da produção.

O presidente Ricardo Marcelo ressaltou que a visita faz parte da agenda positiva da Casa, que tem a função de fiscalizar as ações que são de recursos público, federal e estadual. "Estamos promovendo a ida de uma comissão para que possam ver de fato e atestar sobre a conclusão do trabalho. Então, só queremos que o povo tome conhecimento, através da Assembleia, do que está ocorrendo nestes Eixos", frisou.

Segundo o deputado Quintans, a ALPB estará presente com o intuito de buscar respostas para a sociedade, pois de acordo com o Tribunal de Contas da União, não há data prevista para a conclusão, apesar do ministro da integração afirmar que deverá ser finalizada no ano de 2014 ou 2015.

Ainda de acordo com Quintans, a obra do Eixo Leste, localizado no município de Petrolândia, em Pernambuco, deveria ter sido entregue no ano de 2010. Porém, se encontra totalmente parada. O parlamentar alega que há uma diferença na divulgação realizada, através da mídia, pelo Governo Federal e o que realmente está ocorrendo. "A realidade é que tudo está a passo de tartaruga. Tenho certeza que a sociedade brasileira vai fazer uma pressão junto ao governo, pois imagino que os deputados federais e senadores são empregados do povo, e assim eles terão que parar de olhar para os interesses pessoais e pensar no interesse da população", destacou.

A comitiva vai percorrer o total de cinco cidades e terá como ponto de partida São José de Piranhas, na Paraíba, de onde segue em direção a Salgueiro e Cabrobó, que ficam localizados em Pernambuco e onde se encontra o primeiro ponto de captação do Eixo Norte. Depois o grupo vai para Petrolândia (onde se encontra o ponto de captação do Eixo Leste) e para Sertânia. A viagem será finalizada em Monteiro-PB.

O grupo será formado pelo deputado Assis Quintans, o representante do Ministério da Integração Nacional, José Luis de Sousa; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Fernando Catão; o arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto; representantes da imprensa e da sociedade civil.
 
Codecom/AL

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário