terça-feira, 11 de setembro de 2012

Comitiva da AL começa a elaborar relatório sobre transposição


A visita às obras dos dois eixos da transposição do Rio São Francisco que passam pela Paraíba serviu para a elaboração de um relatório informativo que será distribuido para todos os representantes dos estados beneficiados pelo projeto. "Foi uma viagem exitosa", definiu o deputado estadual Assis Quintans (DEM) ao desembarcar em João Pessoa nesta segunda-feira (10).

Durante três dias, representantes do Ministério da Integração Nacional, do Governo da Paraíba, do Tribunal de Contas do Estado e da Associação Paraibana de Imprensa (API), além do arcebispo da Paraíba Dom Aldo Pagotto constataram que obras em andamentos em alguns trechos, mas também puderam verificar 'in loco' obras paralisadas.

"A viagem foi baseada em uma recomendação do presidente da ALPB, deputado Ricardo Marcelo. Foi uma ótima oportunidade para identificar onde este projeto precisa de uma atenção especial na sua execução. Não vimos celeridade em alguns trechos da obra e o relatório informativo que estamos produzindo vai servir justamente para esclarecer como está a transposição", ressaltou Quintans.

O deputado exemplificou alguns destes locais que necessitam de atenção especial. Entre eles está o túnel da Serra de Jabitacá, que fica nas proximidades da nascente do Rio Paraíba, que terá 6,9 quilômetros de extensão e ainda está na fase de elaboração do projeto. Outro local é a barragem de Moxotó, que ainda será licitada.

"Estamos preocupados com a demora na execução desta obra. É um projeto de R$ 8,2 bilhões e vai beneficiar uma população que vive em um nível de pobreza muito grande e vai se beneficiar muito com a chegada da água em suas plantações", ponderou.

Relatório - As informações colhidas pela comitiva durante a visita às obras de transposição já estão sendo organizadas em um relatório, que será distribuído para os deputados da ALPB e todos os deputados federais e senadores da Paraíba e dos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará, além dos presidentes das Assembleias Legislativas dos estados citados. A imprensa também está pautada a receber o documento.

Quintans disse também que foi informado pelo deputado federal Wilson Filho a intenção de levar esta discussão para a Câmara Federal. "Queremos expor este relatório para autoridades e a grande imprensa. Nos próximos dias vamos concluir este documento e a partir daí começar a distribuí-lo", concluiu.
Codecom/AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário