terça-feira, 18 de setembro de 2012

ALPB conclui relatório sobre transposição

A Assembléia Legislativa da Paraíba (ALPB) concluiu o relatório da inspeção às obras do projeto de Transposição de Águas do Rio São Francisco, realizada entre os dias 4 e 7 deste mês. No documento - que será encaminhado à Presidência da República, ao Congresso Nacional e autoridades dos nove estados nordestinos - são elencadas 14 sugestões para viabilizar a conclusão do projeto e otimizar sua execução.

O texto final do relatório foi publicado na edição do Diário do Poder Legislativo (DPL) desta terça-feira (18). Participaram da comitiva representantes do Ministério da Integração Nacional, do Governo da Paraíba, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), da Associação Paraibana de Imprensa (API) e da própria ALPB.

Na visita, a comissão comandada pelo deputado Francisco de Assis Quintans (Democratas) percorreu 1.900 quilômetros nos eixos Norte e Leste do projeto de Transposição e constatou alguns problemas, a exemplo da paralisação em trechos da obra e problemas ambientais nos rios Paraíba e Piranhas, entre outros.

Entre as sugestões apresentadas no relatório está a criação pelo Governo do Estado de um Grupo de Trabalho Multidisciplinar para estudar os problemas ambientais que irão ocorrer com a entrada das águas no Estado. A agilização de obras sanitárias nos 54 municípios paraibanos que serão beneficiados com o projeto e a proposta de fortalecimento da Agência Executiva de Gestão da Águas (Aesa) também integram a lista.

O documento também será encaminhado para todos os deputados federais, senadores e casas Legislativas dos nove estados da região nordeste; para o Ministério da Integração Nacional; e para a presidente Dilma Rousseff (PT).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário