terça-feira, 4 de setembro de 2012

CCJ da Assembleia aprecia 20 matérias

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) apreciou 20 matérias na reunião ordinária desta terça-feira (4), sendo 18 projetos de leis ordinárias, um projeto de lei complementar e um veto do Governo do Estado.

Do total de matérias constantes na pauta, nove projetos tiveram parecer da Comissão pela constitucionalidade, dois foram considerados inconstitucionais, dois arquivados por já existirem leis semelhantes, dois retirados de pauta para adequação, dois adiados pelos relatores e dois tiveram pedidos de vistas de membros, que devem ser apresentados na próxima reunião. O julgamento do veto também foi adiado.

Entre os projetos que foram considerados constitucionais está o 1.118/2012, de autoria do deputado Janduhy Carneiro (PEN), que dispõe sobre a obrigatoriedade do Governo do Estado realizar parcelamento das dividas das empresas privadas com a Cagepa; e o 1.120/2012, de autoria do deputado Raniery Paulino (PMDB), que classifica as pessoas com visão monocular (só um olho) com deficiência visual.

Já o projeto de Lei 1.110/2012, de autoria do deputado Tião Gomes (PSL), que dispõe sobre a concessão de benefícios fiscais a policiais e bombeiros da Polícia Militar, foi considerado inconstitucional.

Fundo Previdenciário

A apreciação da Mensagem do Executivo, transformado no projeto 1.127/2012, que dispõe sobre os planos de custeio e de benefícios do regime próprio de Previdência Social do Estado da Paraíba e cria o Fundo Previdenciário Capitalizado, foi adiada pela relatora, a deputada Lea Toscano (PSB). A Mensagem foi enviada pelo Governo do Estado com pedido de apreciação urgente, mas a relatora disse que é necessário analisar a questão mais detalhadamente.

Neste sentido, o deputado Raniery Paulino apresentou um requerimento, que foi aprovado por unanimidade pela CCJ, para que a matéria não fosse discutida com urgência. Ele alegou que a solicitação era inadequada, uma vez que o projeto “visa definir uma política de equacionamento do déficit financeiro e atuarial do Estado e envolve todas as categorias, no que diz respeito à aposentadoria, por isso precisa ser amplamente discutida”.  

O requerimento de Raniery também determina a realização de uma audiência pública, no âmbito da CCJ, com data a inda a ser definia, com o presidente da PBPREV, Hélio Carneiro Fernandes, “para que ele possa esclarecer a proposta”.

Participaram da reunião da CCJ, os deputados: Janduhy Carneiro (presidente); Hervázio Bezerra (PSDB), Raniery Paulino (PMDB), Vituriano de Abreu (PSC) e Léa Toscano (PSB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário