quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Greve dos bancários: Procon-PB solicita aos bancos plano de ação pra minimizar problemas aos consumidores

O Procon Estadual está enviando às instituições bancárias com atuação no Estado a solicitação da apresentação de um plano de ações que deverá ser desenvolvido durante a greve dos trabalhadores anunciada para próxima terça-feira (18). O objetivo é garantir que os consumidores possam realizar serviços como depósitos, saques e pagamento de contas durante a paralisação dos bancários.

O Procon-PB realizará o acompanhamento dos serviços oferecidos durante a greve. Antes mesmo do anúncio da greve, uma das instituições já havia enviado ao órgão estadual medidas que deverão ser tomadas durante a paralisação das atividades.

Outra preocupação do órgão é evitar problemas relacionados ao atraso em pagamento de faturas e outros débitos. A recomendação é que, durante a paralisação todas as formas de pagamento alternativas sejam buscadas para evitar possíveis cobranças de juros e multas.

“O consumidor deve ficar atento em relação ao vencimento das contas e procurar junto as instituições financeiras e dos fornecedores mecanismos alternativos para efetuar o pagamento, como, por exemplo, o caixa eletrônico, internet ou até mesmo em lojas que possam fazer o recebimento”, destacou o consultor jurídico do Procon-PB, Rafael Lopes.

Por sua vez, as empresas são obrigadas a fornecer estas formas alternativas de pagamento, caso contrário, a cobrança de multas ou quaisquer outros acréscimos ocasionados pelo atraso no pagamento é proibido. “Se a empresa não oferece outra possibilidade de pagamento, ela não pode cobrar pelo atraso”, acrescentou Rafael Lopes.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário