quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Índios pedem apoio da ALPB para tratamento diferenciado em concurso público

Uma comitiva de índios das comunidades das aldeias potiguaras, localizadas nas cidades de Baia da Traição, Rio Tinto e Marcação, no Litoral Norte paraibano, estiveram na Assembléia Legislativa da Paraíba (ALPB) no final da manha desta quinta-feira (13) para solicitar apoio do Poder Legislativo para que os indígenas tenham tratamento diferenciado no concurso público que será realizado pelo Ministério da Saúde, através da Secretaria Nacional de Saúde Indigenista (Sesai), para o preenchimento de vagas do quadro efetivo de servidores dos postos de saúde instalados nas aldeias brasileiras.

Os índios, liderados pelo cacique geral do povo potiguara, Sandro Gomes, e pelo capitão potiguara, José Ciriaco, entregaram um documento ao deputado Francisco de Assis Quintas (DEM), que representou o presidente da ALPB, o deputado Ricardo Marcelo (PEN), na reunião, solicitando que a Assembléia interceda junto ao Ministério da Saúde, pedindo que o ministro atenda as reivindicações .

De acordo com o capitão José Ciriaco, há 15 anos cerca de 200 índios trabalham nos postos de saúde das aldeias potiguaras, mas “se forem fazer as mesmas provas que os demais concorrentes, muitas vezes profissionais altamente qualificados, perderão os seus empregos, pois não tem o mesmo nível de qualificação”.

“Por isso estamos pedindo para que a Assembléia interceda junto às autoridades competentes, faça um documento para o Ministério da Saúde, pedindo que o ministro atenda nossas reivindicações para que nós tenhamos um tratamento diferenciado no concurso, com aplicação de provas especificadas, regionalizadas, atendendo nossa cultura e etnia, caso contrário ficaremos fora do mercado de trabalho”, disse.

Na oportunidade, o deputado Assis Quintans garantiu que o pleito será levado para análise da Mesa Diretora e se comprometeu em dá um posicionamento da Casa de Epitácio Pessoa aos índios quando a questão for deliberada. Quintas acrescentou que ALPB é a casa do povo e tem que atender as reivindicações de toda a população.

“Aqui é casa do povo e a orientação do presidente Ricardo Marcelo é para ouvirmos e encaminharmos todos os pleitos para apreciação da Mesa Diretora e de todo o colegiado de deputados. Neste caso não será diferente, este documento terá uma atenção especial para encaminharmos as instituições competentes no sentido de darmos apoio a esta justa reivindicação formulada pelos índios”, afirmou.

Codecom/AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário