quinta-feira, 9 de junho de 2011

Projeto de lei dispõe sobre trabalho de médicos detentores de mandato eletivo

  




O deputado Vituriano de Abreu (PSC) apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa da Paraíba dispondo sobre o trabalho na rede hospitalar pública de médicos detentores de mandato eletivo. A matéria está publicada no Diário do Poder Legislativo (DPL) desta quarta-feira (08.06.11).
Segundo o projeto, os médicos detentores de mandato eletivo no Poder Legislativo Estadual ou no Poder Executivo Municipal, no Estado da Paraíba, poderão exercer o cargo público de médico na rede hospitalar estadual ou municipal, na qualidade de servidor público admitido por concurso público ou por processo seletivo. 

“Muitos parlamentares ou prefeitos são médicos e quando eleitos, ficam impossibilitados de exercerem suas atividades profissionais no serviço público. Diante desta situação, quem perde é a população que deixa de receber o atendimento médico necessário”, justificou o deputado que lembrou que com o afastamento temporário do servidor público médico para exercer o mandato, o Poder Público é obrigado a contratar outros profissionais para substituí-los.

A matéria prevê ainda que o retorno não é obrigatório, o servidor que desejar trabalhar deverá manifestar o interesse, por escrito à Secretaria de Saúde pertinente. O médico poderá atuar em regime de plantão noturno de 12 horas nos dias úteis, durante o período noturno, bem como aos sábados, domingos e feriados, durante os dois turnos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário