segunda-feira, 27 de junho de 2011

Ato do Senado prioriza parceria e TV ALPB ganhará canal aberto

O Senado vai priorizar parcerias com as assembleias legislativas na montagem da Rede Senado de TV Digital. É o que determina o Ato 12/2011, aprovado pela Mesa Diretora, autorizando a criação da rede e definindo as regras de funcionamento. "Com este ato, o canal aberto da TV ALPB fica ainda mais próximo da realidade", afirmou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ricardo Marcelo (PSDB).
Ele confirmou que, no segundo semestre, uma das prioridades de sua gestão será a formalização do convênio com a TV Senado, que já enviou diretores a João Pessoa para conhecerem de perto a TV ALPB e reafirmaram a parceria entre as duas casas legislativas.
No último dia 10, a diretora de expansão da TV Senado, Virgínia Galvez, esteve em João Pessoa e confirmou ao deputado Ricardo Marcelo que o processo para a concessão do canal aberto está bastante avançado.
Ao lado do diretor operacional da TV Senado, o engenheiro João Carlos Berizon, Galvez realizou uma inspeção técnica na TV Assembleia, conhecendo os equipamentos da TV e alguns dos profissionais que trabalham na emissora e na Coordenação de Comunicação Social. Segundo ela, o convênio permitirá que a TV ALPB disponha de um canal exclusivo e com uma programação inteiramente local.
Pelo acordo, o Senado deve fornecer o transmissor de televisão digital e o canal digital, e uma subcanalização para a TV Assembleia, enquanto a Assembleia deve ficar responsável pelas instalações físicas, o que incluiria manutenção, segurança e limpeza das estações transmissoras.
“O canal aberto digital foi uma das promessas que assumimos após a posse da atual Mesa Diretora. Temos a certeza que estamos bem próximos de concretizá-lo”, disse o deputado Ricardo Marcelo.
Para o jornalista Hermes de Luna, coordenador de Comunicação Social da ALPB, “a implantação do canal aberto será um feito histórico para o poder legislativo estadual”.
Os convênios que estão sendo assinados entre o Senado e as Assembleias Legislativas têm o objetivo de reduzir custos e favorecer o acesso do cidadão às emissoras públicas. O Senado vai procurar montar estações da TV Senado e da Rádio Senado pelo país por meio de convênios em que sejam compartilhados os canais digitais, as despesas e responsabilidades.
No caso da Paraíba, os diretores da TV Senado foram enfáticos ao elogiar os investimentos próprios feitos em equipamentos na TV ALPB pela atual gestão da Mesa Diretora. Com esses investimentos, a Assembleia Legislativa terá um canal próprio, aberto e em HD (high definition), a partir do convênio com o Senado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário