segunda-feira, 13 de junho de 2011

Comissão de Educação define temas para debates e visita às escolas

A Comissão de Educação (CE) se reuniu, na tarde desta segunda-feira (13), no plenário da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) e definiu, entre outras ações, debater daqui a 15 dias a implantação do ensino em tempo integral nas escolas públicas municipais; como é que os estudantes de 2º grau nas escolas estaduais estão sendo preparados para tentar ingressar nas universidades; além dos problemas existentes nas unidades educacionais do município.

A audiência contou com a presença dos vereadores Geraldo Amorim (PDT), Eliza Virgínia (PSDB), Raíssa Lacerda (DEM), Pastor Edmilson (PRB) e Bosquinho (DEM). A proposta de debater a implantação do ensino integral nas escolas foi de Amorim. Bosquinho foi quem sugeriu a discussão de como os alunos de 2º grau nas escolas estaduais estão sendo preparados para enfrentar o vestibular das universidades.
Na ocasião, Eliza expôs o relatório das visitas que realizou em sete escolas públicas do município entre os meses de maio e abril, e informou que irá encaminhar o documento à secretária da Educação do município, Ariane de Sá, e aos órgãos competentes. Ela revelou que, nessas inspeções, constatou a falta de inspetores, psicólogos, vigilantes e outros profissionais em várias escolas da Capital. “Além de muita sujeira em algumas delas”, destacou.

Já Raíssa Lacerda propôs um projeto de lei para que a Secretaria da Educação ou as próprias diretorias de escolas possam fiscalizar se os alunos estão trazendo em suas mochilas para as salas de aulas os livros que, realmente, sejam utilizados. Raíssa pretende evitar com isso que os alunos,
por conta do peso intolerável dos livros, comecem a sofrer de escoliose. “Existem casos comprovados de escolioses em adolescentes por conta do peso dos livros que carregam nas mochilas”, reforçou.

Ela também destacou um projeto indicativo, de sua autoria, que obriga a secretaria a instalar, nas partes externa e interna das escolas públicas municipais câmeras de vídeo para registrar e gravar toda a movimentação dos alunos e prevenir, entre outras coisas, confusões, consumo e comércio de drogas e a prática do bullying: uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. Pastor Edmilson sugeriu que assuntos, como a qualidade da merenda e as condições de infraestrutura nas escolas, também podem ser debatidos na comissão. Na próxima segunda-feira (20), os membros da Comissão de Educação vão visitar as escolas do município no Bairro do Alto do Mateus.


Fonte: Assessoria CMJP


Nenhum comentário:

Postar um comentário