terça-feira, 21 de junho de 2011

Autoridades debatem melhorias para o Conselho Antidrogas


 
Integrantes do Conselho Municipal Antidrogas de João Pessoa, se reuniram nesta segunda-feira (20), com o Secretário de Desenvolvimento Social Lau Siqueira e o Secretário Adjunto Antônio Jácome, para debaterem a precariedade das condições estruturais do Conselho que é a instância responsável pela articulação de políticas públicas sobre drogas, coordenação das ações e fiscalização, cujo vínculo com o Município se faz diretamente com o gabinete do Prefeito.

De acordo com a presidente do Conselho, a psicóloga Rizonete Gomes, desde fevereiro todos aguardando uma audiência para tratar de melhorias para a Unidade, e finalmente, nesta segunda-feira, no Gabinete do Secretário de Desenvolvimento Social o Conselho foi convidado para a reunião quando tratou dos encaminhamentos aos problemas apresentados pela Presidente do Conselho juntamente com alguns Conselheiros: Geraldo Amorim (Câmara Municipal) Lawrencita Espínola(UFPB) e Fabiana Uchoa (Seccretaria de Educação).

O vereador Geraldo Amorim, considerou a reunião positiva pela importância que tem o Conselho Municipal Antidrogas, que inclusive, foi um projeto de lei de sua autoria aprovado por unanimidade e sancionada pelo então prefeito Ricardo Coutinho. “Nada melhor do que termos pessoas preocupadas em debater e, sobretudo, buscar soluções para os problemas existentes na nossa cidade. Principalmente quando se trata do combate às drogas que tem causado tanto mal para a população”, ressaltou Amorim.

Durante a audiência foram entregues ao Secretário Lau Siqueira, um relatório da 1ª Conferencia Municipal de Prevenção ao uso de Drogas, realizada em 2011; Cumprimento da Lei de criação do COMAD e de seu Regimento Interno; Disponibilidade de funcionamento para manter o Conselho aberto diariamente; Equipamentos e recursos assegurados (proposta do Recurso Municipal para Políticas sobre Drogas), cuja competência é do Poder Executivo apresentar proposta para ser votada pelo Legislativo. Após ouvir os conselheiros, o secretário garantiu que não medirá esforços para oferecer estabilidade ao Conselho.

Já a presidente do Conselho Rizonete, espera que no início do mês de julho próximo o funcionamento do Conselho já conte com uma nova condição e possa dar prosseguimento às ações planejadas. “No momento em que assistimos interesses voltados para liberar “a marcha da maconha”, nós  precisamos nos organizar para as ações de enfrentamento aos problemas que a família e os usuários de substâncias psicoativas vivenciam”, finalizou

Nenhum comentário:

Postar um comentário