terça-feira, 17 de julho de 2012

Primeiro secretário cumpre missão institucional e faz intercâmbio com a Câmara Municipal de São Paulo

O primeiro secretário da mesa diretora da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), vereador Benilton Lucena (PT), esteve, entre os dias 12 e 13 (quinta e sexta-feira) deste mês, cumprindo missão institucional, na qual pode estabelecer um intercâmbio com a Câmara Municipal de São Paulo. O parlamentar foi recepcionado pelos vereadores paulistas Ítalo Cardoso e Chico Macena, primeiro-secretário e líder do PT, respectivamente.

No Poder Legislativo Municipal paulista, Benilton visitou os estúdios da TV Câmara e colheu dos vereadores Ítalo e Macena informações importantes sobre os critérios para a instalação da TV em canal aberto, além de como funciona o setor administrativo da Casa e o processo de produção de matérias legislativas. Ítalo informou que a TV aberta está em processo de licitação e deverá ir ao ar através do Canal 51.

Com relação à administração, o parlamentar pessoense soube que cada membro da mesa diretora da Câmara de São Paulo tem uma atribuição específica, e gerencia um setor do Poder. O primeiro-secretário, por exemplo, cuida da infraestrutura, o segundo-secretário é responsável pela Comunicação Institucional, e o terceiro-secretário fica encarregado de receber e encaminhar ofícios, além de outros documentos de cunho legislativo.

Benilton Lucena visitou também as instalações da liderança da bancada do PT, que possui um gabinete amplo e específico, com o espaço necessário para atender às demandas do Parlamento, discutir projetos em comum, receber outras lideranças e parlamentares petistas.

Ele destaca como características interessantes da Câmara de SP a produção legislativa, na qual o vereador líder de bancada pode apresentar projetos de sua autoria, e outros referentes à bancada a qual ele representa. Outra característica é a presença de um grande painel no hall da Casa que mostra, por exemplo, a programação e atividade dos parlamentares, funcionamento do Poder, licitações firmadas, entre outras ações. Além disso, a cultura tem espaço e apoio da instituição, com a existência de um mini-teatro para apresentações locais.
A Câmara Municipal de São Paulo é composta por 55 vereadores. A bancada do PT, por exemplo, tem 11 parlamentares, se configurando como a maior da Casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário