quinta-feira, 26 de julho de 2012

Polícia Militar forma 229 soldados e reforça segurança no Estado‏

A Polícia Militar da Paraíba ganhou reforço de 229 soldados. A solenidade de formatura aconteceu no Ginásio Ronaldão, em João Pessoa, na noite da quarta-feira (25). O efetivo vai garantir a segurança da população de João Pessoa e da região metropolitana da capital. O governador, Ricardo Coutinho, prestigiou a solenidade e anunciou que, dia 17 de agosto, vai ser iniciada a terceira turma do Curso de Formação para 250 soldados. 

O governador, o secretário de Estado da Segurança e Defesa Social, Claudio Lima e o comandante da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, entregaram os distintivos aos primeiros colocados no Curso de Formação: Polyana Fidelis (1ª colocada), Luiz Ramalho Duarte (2º colocado) e Jefferson Xavier (3º colocado).

Com a formação da turma, já são 521 soldados formados, sendo 229 no Centro de Ensino em João Pessoa; 133 no 2º BPM em Campina Grande; 49 no 3º BPM, em Patos; 76 no 4º BPM, em Guarabira e 34 no 6º BPM em Cajazeiras.
O governador Ricardo Coutinho lembrou que, com a formação da terceira turma, serão mais de 720 novos soldados garantindo a segurança nas ruas de João Pessoa e de vários municípios paraibanos. "Estamos investindo em equipamentos, renovação da frota, além do aumento do efetivo nas ruas dentro das limitações financeiras do Estado”.

Na avaliação do gestor, esses homens e mulheres entram na Polícia Militar com uma nova filosofia, baseada no policiamento comunitário, nas unidades de polícia solidária para humanizar e aproximar cada vez mais a polícia da comunidade. "Os resultados dessa política são bastante positivos e nos locais onde foram instaladas as unidades de policiamento, a exemplo das comunidades Bola na Rede, Alto do Mateus e Bairro São José onde a criminalidade caiu bastante”.

O secretário de Estado da Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, disse que os soldados passaram por uma formação de nove meses e aprenderam a trabalhar em defesa da coletividade. "Esse distintivo é um símbolo, uma marca de pacificador social. Profissionais preparados para defender a sociedade e combater com eficácia a criminalidade”.

De acordo com o comandante da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, o efetivo será deslocado nos próximos dias para a região metropolitana de João Pessoa, mas outras turmas estão sendo formadas em Guarabira, Campina Grande, Patos e Cajazeiras. "Na próxima semana, os soldados já começam a trabalhar. É um bom momento da Polícia Militar e principalmente para o cidadão com a oxigenação dos quadros e a chegada de mais policiais qualificados nas ruas”.

Primeira colocada - A soldado Polyana Fidelis disse que ser a primeira mulher a conseguir a melhor colocação no curso de soldado representa a quebra de um paradigma de que as mulheres ficavam em desvantagem em relação aos homens dentro da polícia. "Isso mostra que não somos um sexo frágil e podemos ser ótimas policiais militares”, completa.
De pai para filha- O momento foi particularmente emocionante para pais militares que participaram da formatura dos filhos na corporação. Um deles é o sargento Sabino que não escondeu a alegria em colocar o distintivo e a boina na filha Ingrid Sabino, que ingressa os quadros da Polícia Militar.
O 2º sargento Ozemar Ferreira, da Guarda de Reserva, não escondia o orgulho de colocar o distintivo da corporação que dedicou 30 anos da sua vida na sua filha Ana Luiza. "É uma profissão difícil. Foi uma vontade dela e procuro passar a minha experiência, em casa, dando orientações de conduta”, ressalta o pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário