quarta-feira, 4 de julho de 2012

Deputada Nilda Gondim declara apoio à redução da jornada semanal de trabalho para psicólogos

A luta pela redução da jornada de trabalho para a categoria dos psicólogos brasileiros recebeu, na tarde desta terça-feira (03), o apoio da deputada federal Nilda Gondim (PMDB-PB). Prevista no projeto de lei n° 3.338/2008, de autoria do deputado federal Felipe Bornier (PHS-RJ), a fixação de 24 horas semanais como carga horária máxima dos profissionais de psicologia foi tema de debate em audiência pública da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados.

Na condição de membro titular da CSSF, Nilda Gondim ressaltou a importância de se aprovar a matéria no Congresso Nacional como forma de reconhecimento da importância da categoria profissional para a sociedade brasileira. “A redução da jornada de trabalho para os psicólogos é um indicativo de melhoria da qualidade dos serviços por eles prestados na medida em que passarão a dispor de mais tempo para investir no aperfeiçoamento e melhor qualificação profissional, como também para melhorar os níveis de atenção e esforço necessários para o bom exercício de suas funções sociais”, ressaltou.

O debate foi realizado por iniciativa do deputado federal Eleuses Paiva (PSD-SP), responsável pela relatoria da matéria na Comissão de Seguridade Social e Família. Para ele, “a função do psicólogo demanda elevada atenção intelectual e emocional, e por isso necessita de tempo adequado de trabalho para que a qualidade do serviço prestado à população permaneça uniforme do início ao término da jornada”.

Jornada semanal de 24 horas - O projeto de lei 3.338/2008 estabelece em 24 horas semanais a carga horária dos psicólogos nos setores público e privado. Atualmente, não existe carga horária definida para essa categoria profissional em lei federal.

Segundo dispõe o projeto, a jornada de trabalho de 24 horas semanais não será vinculada ao piso salarial da categoria. A matéria também obriga os órgãos públicos municipais, estaduais e federais a fixar essa carga horária nos editais de concursos públicos para psicólogos.

blog com assessoria


Nenhum comentário:

Postar um comentário