sexta-feira, 27 de julho de 2012

Estabelecimentos de ensino são obrigados à divulgar números de telefones dos Conselhos Tutelares de JP


Mais um Projeto de Lei foi aprovado, recentemente, pela Câmara Municipal de João Pessoa. Trata-se da obrigatoriedade de afixação de placas contendo os números dos telefones dos Conselhos Tutelares da Capital paraibana, de autoria do vereador Geraldo Amorim.

De acordo com a Lei, que deverá ser sancionada nos próximos dias pelo Prefeito Luciano Agra, todos os estabelecimentos de ensino regular do Município, privados ou públicos, deverão fixar na porta de entrada, em local visível, de forma destacada e legível, placa com a divulgação do número de telefone do Conselho Tutelar de sua circunscrição, na seguinte forma: “CONSELHO TUTELAR -Telefone XXX...”.

Todos os estabelecimentos deverão atualizar as placas de advertência, que deverá ser fixada permanentemente, mesmo nos períodos de férias escolares. A lei também valerá para os Centros de Referencia Educacional Infantil – CREI’s. O descumprimento desta lei por parte de estabelecimentos privados acarretará a aplicação de multa no valor de um mil reais.

O descumprimento da presente lei em estabelecimentos da rede pública municipal caracteriza infração disciplinar. Os estabelecimentos terão o prazo de 90 dias a partir da publicação para fixar as placas e advertência. Quanto as despesas decorrentes da execução desta lei correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.

Para Geraldo Amorim, é necessário que haja uma maior divulgação desta instituição de respeito e de nome. Com tais características os Conselhos Tutelares tem dado sua parcela de contribuição para um melhor desenvolvimento e cuidado das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Melhor sorte ainda não tem exatamente pela falta de divulgação da sua própria existência.

Segundo o parlamentar, a disponibilização dos telefones dos Conselhos nas escolas de suas respectivas circunscrições importará, sem sombra de dúvidas, num entrosamento maior entre instituição e comunidade. “Saber como se comunicar com os Conselhos Tutelares é de vital importância para as crianças em situação de vulnerabilidade”, justificou Geraldo Amorim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário