quarta-feira, 4 de julho de 2012

Balanço registra redução da violência durante festejos juninos

O número de homicídios em Campina Grande no mês de junho caiu 54% este ano em relação ao ano passado. Enquanto este ano aconteceram 11 crimes deste tipo, em 2011 foram contabilizados 24 casos. Em todo Estado, os assassinatos diminuíram 19% no período. Foram 122 casos este ano contra 146 registrados no ano passado.

Os dados foram apresentados nesta terça-feira (3), durante coletiva concedida à imprensa em Campina Grande pelo secretário da Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, comandante da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, e pelo comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Jair Carneiro. Eles avaliaram que a redução da violência é resultado das ações das Polícias Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros.

Crimes Patrimoniais - No São João de Campina Grande, outro destaque foi a redução de Crimes Violentos Patrimoniais (CVP), como o roubo, com o registro de 109 ocorrências. “Apesar do grande fluxo de pessoas, registramos um número menor de crimes violentos patrimoniais quando comparado aos meses de novembro e dezembro de 2011 e janeiro e março de 2012”, detalhou Cláudio Lima. Nos últimos dois meses de 2011 aconteceram, respectivamente, 161 e 140 casos de CVP no município.

Segundo Cláudio Lima, a diminuição no registro de crimes contra a vida e contra o patrimônio se deve aos trabalhos ostensivos e repressivos da Polícia Militar, das investigações realizadas pela Polícia Civil, resgate dos bombeiros e agilidade do Instituto de Polícia Científica (IPC).

E ressaltou: “O trabalho integrado da Polícia Civil, Militar e Corpo de Bombeiros conseguiu não só garantir a tranquilidade dos campinenses e turistas nos locais dos eventos, mas também reduzir o número de homicídios em toda a cidade”.
Durante os festejos juninos, mais de 8 mil servidores foram empregados nas ações policiais realizadas na Paraíba, com a utilização de 768 viaturas. No município de Patos, Sertão Paraibano, onde cerca de 50 mil pessoas participaram das festas de São João e São Pedro por dia, além do trabalho integrado dos policiais, foram instaladas 32 câmeras de segurança em locais estratégicos dos eventos. “Outro reforço no monitoramento são as plataformas instaladas no ‘terreiro do forró’ de onde policiais tiveram uma visão privilegiada de todo o local”, explicou o comandante do 3º Batalhão de Policia Militar, tenente coronel Cunha Rolim.

Redução de acidentes – Com foco na preservação da vida, a 3ª Companhia de Trânsito de Campina Grande, em parceria com o Departamento de Trânsito da Paraíba (Detran), conseguiu reduzir em 36% o número de acidentes ocorridos no mês de junho. Foram 139 no ano passado contra 89 este ano, dos quais 24 com vítimas. Em contrapartida, o número de apreensões de veículos aumentou de 91 para 232.

Prevenção – O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba desenvolveu durante o São João um trabalho de prevenção de acidentes, com fiscalização e vistoria da estrutura onde os eventos aconteciam. Foi realizado treinamento com vendedores de fogos de artifício e distribuídos folders educativos sobre segurança nos principais locais da festa.

Além disso, a corporação reformou a segurança dos eventos instalando postos de observação. Este ano, um dos melhores resultados obtidos pelo trabalho dos Bombeiros ocorreu na região do Brejo paraibano com a redução de 58% no número de atendimentos realizados pela corporação. Em 2011 foram 41 chamados contra 17 em 2012.

Secom/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário