segunda-feira, 9 de julho de 2012

ALPB lamenta morte de Ronaldo Cunha Lima e decreta luto de três dias

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) lamenta o falecimento do ex-governador Ronaldo Cunha Lima, ocorrido neste sábado (7), em João Pessoa, e decreta luto oficial de três dias, só retornando às atividades na quarta-feira. O advogado, político, poeta e acadêmico morreu vítima de insuficiência  respiratória em decorrência de um câncer no pulmão.
O presidente da Casa de Epitácio Pessoa, deputado estadual Ricardo Marcelo (PSDB), destacou a trajetória de Ronaldo, sua colaboração para a história da Paraíba e afirmou que o Poder Legislativo muito se orgulha de ele ter sido um dos seus representantes.
“Ronaldo Cunha Lima foi um político que muito colaborou para a transformação da realidade do povo da Paraíba. Era sensível, solidário e extremamente inteligente. Encantava a todos com a sua simplicidade e facilidade de utilizar as palavras. Ele tinha a admiração até dos adversários”, destacou Ricardo Marcelo.
O parlamentar lembrou que Ronaldo foi prefeito e vereador de Campina Grande, deputado estadual,  governador, senador e deputado federal. “Ronaldo Cunha Lima ocupou todos os cargos eletivos de forma muito integra. Ele agora entra para a galeria dos grandes políticos da Paraíba, como exemplo de homem público que dedicou a vida em busca do bem comum”, afirmou.
Perfil - Ronaldo Cunha Lima nasceu na cidade de Guarabira no dia 18 de março de 1936 e se consagrou como uma das mais brilhantes trajetórias políticas da Paraíba em todos os tempos, tendo iniciado a sua vida pública como Vereador em Campina Grande, e eleito em seguida Deputado Estadual.
Em 1964, foi conduzido pelo voto à   prefeitura de Campina Grande, seu berço político e dos seus familiares, como o ex-senador Ivandro, o atual senador Cássio Cunha Lima e agora, ao candidato a vice-prefeito Ronaldo Filho.
Foi cassado em 1968 pelo regime militar indo morar no Rio de Janeiro. Advogado de reconhecida competência ali constituiu escritório. Conhecia profundamente Direito de Família, entre outros ramos das ciências jurídicas.
 Em 1982 volta à Campina onde foi eleito Prefeito mais uma vez. Em 1990 chegou ao ápice da sua trajetória quando, após memorável e histórica campanha, elegeu-se Governador da Paraíba. Em 1994 foi conduzido ao Senado da República. Em 2002, o Poeta venceu para deputado federal.
Augusto dos Anjos - Ronaldo tornou-se conhecido nacionalmente, ao se participar em um programa de TV nos anos 70, O Céu é Limite, com o então apresentador J. Silvestre, onde respondia perguntas –as mais detalhadas possíveis- sobre a vida e a obra do escritor  paraibano Augusto dos Anjos, sendo  um dos maiores conhecedores da vida do ilustre filho de Sapé. Ronaldo sabia de memória, página por página, letra a letra, todos os versos do famoso EU, de Augusto dos Anjos, que foi sua permanente paixão literária.
 O Poeta - Lançou em concorridas noites de autógrafos, cerca de 15 livros de poesias,muitos versando sobre amor, como “50 Canções de Amor e um poema de Espera”, “ Poemas Amenos, Amores Demais”,  “Versos Gramaticais”, este um dos livros mais festejados ainda hoje,”Eu nas entrelinhas-extratos e retratos de minha vida” e sobre Campina Grande, (Roteiro Sentimental - Fragmentos Humanos e Urbanos) cidade por quem nutria declarada paixão, admiração e amor.

Resumo da Trajetória Política
 ·       1959 – Vereador de Campina Grande
·       1962 - Deputado estadual
·       1968 – Prefeito de Campina Grande
·       1982 – Prefeito de Campina Grande
·       1990 - Governador
·       1994 - Senador
·       2002 - Deputado federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário