terça-feira, 23 de abril de 2013

Secretaria de Saúde faz censo populacional dos cães e gatos de João Pessoa

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da de Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses, está realizando na cidade, desde a semana passada, o primeiro censo canino e felino de João Pessoa. O objetivo é ter conhecimento do número das populações de cães e gatos, identificando-os e mapeando-os por bairro e casa. A previsão de duração do censo é de três meses.

O levantamento está sendo feito pelos agentes ambientais, que aproveitam as visitas que já fazem normalmente às casas, no intuito de pesquisar ou fazer controle sobre a dengue, e cadastram os animais, preenchendo um formulário com informações sobre raça e situação de saúde, entre outros dados. “Em prédios, a pergunta é feita aos porteiros, que podem dizer quantos cães e gatos há no local”, disse o gerente de Vigilância Ambiental, Nilton Guedes.

Segundo ele, de posse dos dados sobre a população canina e felina da cidade, a Vigilância Ambiental terá base para desenvolver uma série de ações. “Por exemplo, se detectarmos superpopulação em um bairro, direcionamos ações de vacinação e de controle de doenças que já tenham sido registradas no local, como leishmaniose”, disse.

A partir da classificação, a equipe da SMS vai avaliar também se os animais foram vacinados ou castrados e se têm acesso à alimentação e assistência veterinária adequadas. “Não haverá punição para quem se negar a nos passar informações, no entanto, quem participar estará ajudando a Secretaria de Saúde da Capital a combater doenças e traçar planos para melhorar a qualidade de vida dos animais”, ressaltou Nilton Guedes.


Secom/JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário