segunda-feira, 15 de abril de 2013

Governo realiza oficina sobre Qualidade da Água para Consumo Humano

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde, Gerência Operacional de Vigilância Ambiental, Núcleo de Fatores não Biológicos e Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), realiza nos dias 16 e 17 de abril, uma Oficina sobre a Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiágua).

A oficina vai ser realizada no Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-PB), das 8h às 17h e tem por objetivo capacitar técnicos apoiadores e digitadores das 12 Gerências Regionais de Saúde como multiplicadores nas ações da Vigilância da Qualidade da Água para todos os municípios do estado.

A oficina será realizada em dois módulos: Vigilância e Controle da Qualidade da Água e Práticas Laboratoriais, onde serão abordados temas sobre Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano, coleta, análise e interpretação de resultados, além de aulas expositivas e práticas.

O treinamento será encerrado com a elaboração de um plano de ação para implementação das ações do Vigiágua. De acordo com a chefe do Núcleo de Fatores não Biológicos da Gerência Operacional de Vigilância Ambiental (Gova) da SES, Hylda Lucena, é importante observar a qualidade da água para consumo humano. “A água inadequada para consumo pode causar diversas doenças, como hepatite A, febre tifoide, cólera, diarreias, gastroenterite, entre outras”, disse.

Programa Vigiágua - O Vigiágua é um Programa Nacional, coordenado pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, que tem por objetivo colaborar na promoção e proteção da saúde da população por meio da garantia da qualidade da água destinada ao consumo humano. “O programa visa diminuir os riscos de contaminação por doenças transmitidas pelo consumo de água”, explicou Hylda.

Um dos instrumentos utilizados para o monitoramento da qualidade da água para consumo humano é o Sistema de Informação da Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (SISAGUA), que monitora a qualidade da água consumida pela população. “O controle da qualidade da água é realizado pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), que envia mensalmente o resultado das análises para a SES. Já a Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano é realizada pelas secretarias municipais de saúde”, disse Hylda.

Secom/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário