quinta-feira, 18 de abril de 2013

CMJP realiza reunião para discutir questões administrativas

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou, no final da manhã desta quinta-feira (18), mais uma reunião entre a Mesa Diretora e os demais vereadores, para debater questões administrativas da Casa. A reunião aconteceu na sala da presidência da CMJP e contou com a presença de 17 vereadores, que discutiram normas internas e sua efetivação.

 Dentre os assuntos deliberados pelos vereadores, ficou decidido que será realizada uma reunião de lideranças das bancadas da Casa, sempre às terças-feiras, às 8h30, com o objetivo de definir a pauta da sessão do dia seguinte. Os parlamentares também resolveram diminuir o tempo de uso da Tribuna de 15 para 10 minutos, com a finalidade de aumentar o número de oradores por sessão. O tempo do vereador inscrito para falar pode ser cedido total ou parcialmente a outro parlamentar, e podem ser concedidos até cinco apartes de um minuto cada.

Ainda foram discutidas outras questões administrativas, como o acesso de assessores ao Plenário; a tramitação de requerimentos e projetos através do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL); e o cumprimento do Regimento Interno, especialmente no que diz respeito à presença dos parlamentares nas reuniões das Comissões Permanentes da Casa.

O presidente da CMJP, Durval Ferreira (PP), ressaltou a finalidade da reunião e a importância da mudança do tempo de discurso na Tribuna. “A reunião teve o objetivo de debater assuntos administrativos, algumas questões que ainda precisavam ser discutidas, e chamar atenção para a obediência ao Regimento Interno. A diminuição do tempo de uso da Tribuna foi uma decisão importante, com 15 minutos para cada parlamentar, apenas três ou quatro vereadores tinham a oportunidade de discursar; com a diminuição do tempo para 10 minutos, mais vereadores poderão discutir seus projetos e assuntos no período da sessão”, afirmou.

 "Por mais que tenhamos a convivência diária, sempre é necessário fazer uma arrumação das questões administrativas, a fim de que o processo legislativo ganhe mais celeridade e que os vereadores possam ter condições de fazer seu trabalho da melhor maneira para o desenvolvimento da cidade de João Pessoa”, argumentou Bosquinho.

CMJP

Nenhum comentário:

Postar um comentário