terça-feira, 16 de abril de 2013

Problemática das drogas é debatida em sessão da ALPB


A problemática das drogas voltou a dominar os pronunciamentos dos deputados na sessão ordinária da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) desta terça-feira (16). A discussão começou com o deputado Toinho do Sopão (PEN), que disse ter sido mal interpretado na semana passada quando fez discurso no plenário José Mariz defendendo mais rigor na Lei para os usuários.

Após Toinho, vários parlamentares abordarão a questão, todos associando os altos índices de violência na Paraíba ao consumo do “crack”. O deputado José Aldemir (PEN) destacou a marcha contra as drogas “realizada em Cajazeiras no último domingo pela Paróquia de São João Bosco e reuniu mais de 10 mil pessoas, sobretudo jovens, nas ruas da cidade gritando não as drogas sim a vida”.  

“O problema das drogas é vivido em todo o Brasil e na Paraíba, especialmente em Cajazeiras, não é diferente. As drogas vêm mutilando vidas e desagregando famílias, por isso esta Casa precisa se levantar e elaborar um projeto de políticas públicas para se combater as drogas, pois não podemos continuar vendo vidas sendo ceifadas”, comentou.

O pronunciamento de Aldemir foi seguido pelos deputados Frei Anastácio (PT), Ivaldo Morais (PMDB) e Carlos Dunga (PTB). Para Anastácio, o levantamento de Aldemir é extremamente importante. “A casa precisa de discursos como este. Como deputados, precisamos nos engajar nestas questões sociais”, afirmou. Já Ivaldo Morais ressaltou que a falta de uma ação preventiva e de segurança está levando ao aumento do consumo de drogas em sua região, polarizada por Alagoa Nova.

Sessão Especial

A Paraíba tem, atualmente, 35 mil usuários de crack, sendo que 62% têm idade entre 10 e 18 anos. Significa que 21,7 mil jovens paraibanos já estiveram em contato com o crack, sendo que 8,7 mil usuários têm entre 10 e 14 anos de idade e outros 13 mil estão na faixa etária dos 14 aos 18 anos. Além disso, 80% dos crimes violentos ocorridos no Estado é uma consequência do uso da droga. Os dados são do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas (Cebrid).

Com base nestes dados, o deputado estadual Trócolli Júnior (PMDB) apresentou requerimento na Casa de Epitácio Pessoa propondo a realização de uma sessão especial para debater sobre o alto consumo de drogas entre os jovens na Paraíba e cobrar soluções para o problema.

 Codecom/AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário