segunda-feira, 15 de abril de 2013

CCJ da CMJP analisa 37 matérias em reunião

Com diversas deliberações, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou mais uma reunião nesta segunda-feira (15). Foram analisadas 37 matérias, que devem ser apreciadas e votadas no Plenário Senador Humberto Lucena, na próxima quarta-feira (10), junto com projetos já avaliados em outra reunião. Entre as matérias apreciadas, receberam parecer favorável 19 projetos de lei ordinária; um decreto legislativo, e uma resolução; cinco projetos receberam parecer desfavorável; nove vetos do Executivo Municipal foram mantidos e dois foram rejeitados.

O decreto que teve parecer aprovado na reunião foi proposto pelo vereador Durval Ferreira (PP) e concede o Título de Cidadão Pessoense ao  juiz Manoel Gonçalves Dantas de Abrantes. A resolução que teve parecer favorável é de autoria do vereador Ubiratan Pereira, o Bira (PSB), e dispõe sobre a criação da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência”, na CMJP.

CCJ mantém vetos a projetos da CMJP em reunião desta segunda-feira (15)

Foram mantidos os vetos aos seguintes projetos:  dois de autoria do ex-vereador Tavinho Santos (PTB),  um que dispõe sobre a regulamentação de caixas coletoras de óleos usados e fluidos por residências, comércios e indústrias no município de João Pessoa, e outro que dispõe sobre medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica em ambiente produtivo na Capital; também ao projeto de autoria do vereador Dinho (PR), que cria o Programa Fila Única de Informação sobre demanda por acesso de crianças na rede pública municipal de ensino, e outro que dispõe sobre a prioridade às gestantes nas filas de passageiros em todos os pontos terminais e iniciais das linhas de ônibus urbanos da Capital.

Além desses, também foram mantidos os vetos ao projeto do ex-vereador Mangueira (PMDB), que institui o auto de licença de funcionamento condicionado; outro de autoria do ex-vereador Pastor Edmílson (PRB), que dispõe sobre a instalação obrigatória de semáforos cujo funcionamento seja a energia solar;  mais um de autoria do ex-vereador Geraldo Amorim (PDT), que dispõe sobre a criação de área de proteção do ambiente cultural denominado “corredor cultural de João Pessoa”; além de outro um do vereador Fernando Milanez (PMDB), que dispõe sobre a isenção do pagamento de taxas para a confecção da segunda via de documentos roubados a pessoas idosas.

 Vetos rejeitados pela CCJ

Os vetos rejeitados tratam dos seguintes projetos: de autoria dos vereadores Marcos Vinícius (PSDB), e dos ex-vereadores, Tavinho Santos e Mangueira, que institui a gratuidade para menores de sete anos nos eventos esportivos patrocinados pelo Governo Municipal; mais um do vereador Zezinho Botafogo (PSB), que dispõe sobre a isenção do pagamento da taxa de inscrição em concursos públicos a cidade de João Pessoa aos desempregados e a trabalhadores com renda de até um salário mínimo mensal.

 CCJ encaminha projetos para votação na CMJP

Entre as dezenas de projetos prontos para votação, estão os do vereador Bruno Farias (PPS), que dispõem sobre: a política municipal de educação ambiental; proíbe a cobrança de frete nas entregas resultantes de aquisição em lojas de móveis eletrodomésticos e de material de construção; a obrigatoriedade da instalação do “telhado verde” ou “ecotelhado”, em condomínios edificados;  e outro que trata da instituição do programa atendimento pedagógico hospitalar para crianças e adolescentes hospitalizados.

Além desses, mais projetos estão prontos para votação, como os de autoria do vereador Benilton Lucena (PT). Um deles dispõe sobre a proibição do consumo de cigarros, charutos, cachimbos ou de qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco em meios de transportes no município de João Pessoa; implanta a responsabilidade educacional no município de joão pessoa; e outro trata da obrigatoriedade da instalação de cobertura em depósitos de pneus e atividades afins.

 
CCJ dá pareceres favoráveis a matérias da CMJP


Também tiveram pareceres favoráveis na Comissão os seguintes projetos: entre dois de autoria da vereadora Raíssa Lacerda (PSD), um deles dispõe sobre a reserva de assentos oferecidos ao público para idosos e pessoas com deficiência nos estabelecimento comerciais; outro sugere a criação do “Programa Clínica da Família”. O vereador Ubiratan Pereira, o Bira (PSB), também teve dois projetos  apreciados. Um deles trata da apresentação de artistas de rua nos logradouros públicos do município de João Pessoa e outro sugere incluir no calendário oficial de eventos culturais do município o “baile hip hop de fim de ano”. Também foram favoráveis outros projetos do vereador Djanilson (PPS), que dispõem sobre a obrigatoriedade de divulgação de entidades fiscalizadoras da educação do município, e um que dispõe sobre a disponibilização de acesso à internet móvel Wi-Fi nos transportes públicos por uso de celular, smatphone, tablet, notebook e aparelhos que conectam à internet. 

 
Dois projetos têm pareceres rejeitados em reunião da CCJ da CMJP

Os projetos que tiveram os pareceres rejeitados foram os seguintes: de autoria da vereadora Raíssa Lacerda, que dispõe sobre a política de proteção da saúde sexual e reprodutiva e prevenção de agravos no espaço escolar na cidade; outros de autoria do vereador Bruno Farias, entre eles, um que cria o programa municipal de educação “professor do ano”; além de outro que dispõe sobre a construção de rampa para deficientes físicos nas áreas de acesso das calçadas para efeitos de certificação de acessibilidade; mais um de autoria do vereador Lucas de Brito (DEM), que dispõe sobre a instalação e manutenção de sanitários e bebedouros de uso público em repartições públicas municipais e estabelecimentos comerciais, além de outro do vereador Djanilson, que dispõe sobre a concessão de folga para os servidores públicos municipais no dia em que fizerem aniversário.

CMJP

Nenhum comentário:

Postar um comentário