sexta-feira, 5 de abril de 2013

Paraíba é destaque em evento nacional de Segurança

Representantes da Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba apresentaram, nessa quinta-feira (4), em Brasília, os resultados do programa ‘Paraíba Unida pela Paz’. A palestra aconteceu a convite da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça (MJ), durante o 9º Encontro Técnico Anual de Coordenadores de Polícia Comunitária.

A Paraíba foi um dos três integrantes da federação convidados para expor seus resultados, juntamente com Pernambuco e Distrito Federal. Na ocasião, foi apresentado o Planejamento Operacional executado no Estado, a integração com outros órgãos, a exemplo de Ministério Público e Judiciário, além das medidas tomadas a curto, médio e longo prazo, que incluem a criação de uma corregedoria única para as polícias e a compatibilização de áreas, que estabelece responsabilidades territoriais para a Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros paraibanos.

“Falamos sobre o diagnóstico que fizemos em 2011, as dificuldades encontradas e as decisões tomadas para resolver esses obstáculos, como o estabelecimento de uma política de Estado para a segurança pública, uma gestão focada em resultados e o monitoramento das ações semanalmente. Acompanhamos operações, índices criminais e integração entre os órgãos operativos”, explicou o secretário da Segurança e Defesa Social da Paraíba, Cláudio Lima. Ele participou da mesa redonda ‘A inserção das políticas de prevenção sob a perspectiva da gestão por resultados em segurança pública: estudos de caso’.

Em 2012 a Paraíba alcançou uma redução de 8,21% de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) – homicídios dolosos ou outros crimes dolosos que resultem em morte, em relação ao ano anterior. Com esse número, pela primeira vez em 10 anos, o Estado registrou diminuição nas ocorrências desse tipo de crime e contabilizou, de janeiro a dezembro, uma quantidade de assassinatos ainda menor do que o aferido em 2010.

O secretário da Paraíba ainda destacou a criação das Unidades de Polícia Solidária (UPS) como ferramenta de governo para prevenir a violência. “Nosso olhar está sobre a capacitação dos policiais, que inclui essa disciplina também”, lembrou, pontuando o trabalho do coordenador de Polícia Comunitária no Estado, coronel Marcos Alexandre Sobreira.

O evento da Senasp, que se estende até esta sexta-feira (5), tem como objetivo apresentar ações de polícia comunitária realizadas em 2012, bem como discutir o cronograma de atividades para o ano de 2013 e programas prioritários em segurança pública que integrem a temática de polícia comunitária.

Secom-PB




Nenhum comentário:

Postar um comentário