quarta-feira, 20 de março de 2013

Vereadores cobram urgência no concurso da Guarda Municipal

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou, na tarde desta terça-feira (19), uma audiência pública para debater a situação dos classificados para o curso de formação do concurso da Guarda Municipal de João Pessoa. A propositura foi do vereador Renato Martins (PSB), que, em seu pronunciamento, justificou a necessidade da discussão em plenário: “A política tem que ser a arte do bom diálogo, buscando soluções”. Os candidatos reivindicaram a publicação de um cronograma oficial com datas para as próximas fases do concurso.

Na ocasião, respondendo pelo Poder Executivo, esteve presente o secretário municipal de Segurança Urbana e Cidadania, Geraldo Amorim, que esclareceu que todos os procedimentos cabíveis já foram realizados. Segundo o secretário, o prefeito Luciano Cartaxo (PT) já emitiu um decreto regulamentando o curso de formação e já pediu ao Ministério da Justiça e à Polícia Federal autorização para realizar a segunda fase do concurso. “Reconheço a ansiedade de vocês, mas esclareço que já solicitamos o orçamento e os demais passos para o curso de formação. Se até junho não chegar esse dinheiro para formarmos os 250 aprovados, faremos isso com recursos próprios, em turmas de 50”, informou o secretário.

Os candidatos lamentaram que, desde novembro, quando saiu a classificação com os aprovados na primeira fase, não obtiveram mais respostas.“Até hoje, o que temos são informações desencontradas. Queremos que a Prefeitura se sensibilize com nossa situação. Não queremos briga ou confusão, queremos trabalhar”, disse Pierre Amorim, um dos aprovados que participaram da audiência.

O vereador Marco Antônio (PPS) lamentou o sofrimento por que tem passado os aprovados no concurso público, e reiterou a confiança de que Geraldo Amorim vai cumprir com os compromissos firmados, mas cobrou agilidade. “É inconcebível que se faça um concurso e não haja recursos suficientes para terminar as outras etapas”, disse ele, referindo-se à informação de que não há verba prevista no orçamento deste ano.

Conforme esclareceu o vereador Bira (PSB), líder do governo na Câmara, “nós tínhamos a previsão orçamentária, mas para o ano passado”. Ele informou que esteve presente na audiência com o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que garantiu a Cartaxo recursos para finalizar o curso de formação e as demais fases do concurso da Guarda Municipal.

Lucas de Brito (DEM) lembrou que João Pessoa foi apontada como a segunda cidade mais violenta do país, e que a Guarda Municipal apresenta, atualmente, um quadro deficitário, com muitos servidores já perto de se aposentarem. O vereador fez um apelo para que a Prefeitura seja mais clara em relação ao cronograma de chamamento, lembrando que o prefeito Luciano Cartaxo apontava como uma das prioridades de seu governo a segurança pública. “Estamos agora suplicando que essa prioridade não fique apenas no discurso, mas que seja colocada em prática”, afirmou Lucas.
CMJP

Nenhum comentário:

Postar um comentário