quarta-feira, 13 de março de 2013

População de Mangabeira se beneficia com unidade móvel da Delegacia da Mulher

O bairro de Mangabeira, em João Pessoa, recebeu, nesta quarta-feira (13), a unidade móvel da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam). O veículo foi instalado na Praça Cristo Rei. Na ocasião, todos os moradores puderam verificar pressão arterial, glicose e receberam informações sobre os direitos da mulher. As equipes ainda realizaram ação educativa, com distribuição de panfletos nas ruas, supermercados e na própria Delegacia Móvel.

A dona de casa Odete Araújo aproveitou a oportunidade para realizar o exame de sangue e verificar a pressão arterial. Ela aprovou a iniciativa da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana de ir ao encontro das pessoas nas comunidades. “Eu acho muito bom isso por trazer para o bairro da gente esses serviços, além de nos dar orientação sobre a saúde e sobre a Lei Maria da Penha. E os homens devem saber que em mulher ninguém deve bater”, reforça.

O morador Manoel Rufino avalia que as notícias mostram casos de violência e essa ação da Delegacia Móvel nos bairros ajuda a sensibilizar a população para o enfrentamento.

A delegada titular da Delegacia da Mulher em João Pessoa, Maísa Félix, faz um chamamento para que a população do bairro dos Bancários participe das atividades nesta quinta-feira (14), na Praça da Paz. “Esse é um trabalho de prevenção, de combate à violência contra a mulher, então pedimos a participação de homens, mulheres e jovens porque esse é um trabalho preventivo, vamos diminuir a violência contra a mulher”.

A promoção dessa ação social envolve a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, a Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social e o Juizado Especial de Violência Doméstica contra Mulher.

Os próximos bairros a receberem a Delegacia Móvel da Mulher são: Bancários, Valentina, Manaíra e Cristo Redentor. O atendimento itinerante integra a programação elaborada pelo Governo do Estado para homenagear a mulher.

Na Paraíba, a Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar disponibiliza mais de 20 tipos de serviços, entre eles, Casa Abrigo, nove delegacias especializadas, centros de referência, o Núcleo de Atendimento na Defensoria Pública, Promotoria da Mulher no Ministério Público, Juizado Especial de atendimento às Mulheres em João Pessoa, Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres, entre outros.

Na terça-feira (5) o governador Ricardo Coutinho lançou a campanha “Paraíba, mulher forte e de valor”, em solenidade no Palácio da Redenção. A programação da campanha contém mais de 50 ações, envolvendo de saúde à cultura e está sendo coordenada pela Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh) em comemoração ao mês da mulher, em especial o 8 de Março, Dia Internacional da Mulher. Na ocasião, foi feita a entrega simbólica de cheques a 31 mulheres empreendedoras que ganharam subsídio do Empreender Mulher e o Prêmio Ceci Melo às atletas Pretinha e Tininha.

O Governo do Estado fará várias atividades na capital e interior do Estado, divulgando essa campanha institucional de valorização e reconhecimento da mulher paraibana.

As ações abrangem uma série de atividades intersetoriais, que vão desde capacitações para acolhimento de mulheres vítimas de violência nas delegacias, feiras de artesanato, elaboração de projetos, feiras de cidadania e também dois grandes shows em João Pessoa e Campina Grande, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Depois, as atividades culturais continuam com um projeto chamado “Fazendo arte nas praças”, que percorrerá sete municípios da Paraíba, animados pela cantora Vera Lima. Estão inclusas ações em defesa da cidadania de mulheres presidiárias, lésbicas e seminários na área de geração e emprego e renda.

Atividades diversas – A campanha “Paraíba, mulher forte e de valor” envolverá uma série de atividades na área de saúde da mulher, incluindo a semana estadual de prevenção do colo de útero. Outra importante atividade implementada pela Semdh juntamente com a Secom é a campanha “Tire o respeito do armário”, que visa o combate à homofobia. Neste mês de março, a campanha terá mulheres como protagonistas, muitas delas fotografadas para a campanha, veiculada nas redes sociais.

Confira os próximos locais de atendimento da Delegacia Móvel

Dia 14 – Bancários - na Praça da Paz

Dia 15 – Valentina - Praça Soares Madruga

Dia 19 – Manaíra - Praça Alcides Carneiro

Dia 25 – Cristo Redentor - Estacionamento externo da Escola José Lins do Rego
 
Secom/PB

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário