quinta-feira, 21 de março de 2013

Governo sanciona projeto de lei que cria Semana de Doação do Leite Materno

O governador Ricardo Coutinho sancionou um projeto de lei que institui no calendário oficial do Estado a Semana de Doação do Leite Materno, publicado no Diário Oficial da última terça-feira (19). A Lei de nº 9956, de 11 de janeiro de 2013, institui a semana do dia 19 de maio, em âmbito estadual.

De acordo com a diretora do Centro Estadual de Referência para Bancos de Leite Humano Anita Cabral, Thaíse Ribeiro, a instituição da Semana de Doação do Leite Materno representa uma vitória de todo o trabalho realizado nos bancos de leite. “Essa lei é o reconhecimento que a estratégia dos bancos de leite humano precisa cada vez mais ser divulgada e que é necessário que diversos setores da sociedade participem dessa política pública que salva vidas. Com essa lei sancionada, abrange-se toda a sociedade para aderir à campanha de doação de leite materno, sensibilizando a comunidade para a importância que o leite doado propiciará para a redução da mortalidade neonatal no Estado”.

Segundo Thaíse, o Banco de Leite Anita Cabral irá promover várias atividades na Semana de Doação do Leite Materno para a promoção da doação em todo o Estado. “Toda a Rede de Bancos de Leite da Paraíba, com seus seis bancos e 16 postos de coleta, realizarão atividades locais para esse incentivo. Além disso, será inaugurado mais um Posto de Coleta de Leite Humano no Hospital Regional de Pombal, que atenderá aproximadamente 16 municípios vizinhos e prestará assistência para parturientes e neonatos dos mais de mil partos por ano que ocorrem nessa instituição”, disse Thaíse.

Banco de Leite Anita Cabral - Durante o ano de 2012, o banco coletou mais de 4 mil litros de leite materno e distribuiu 4,5 mil litros. O número de doadoras foi superior a 4.300 e mais de 7 mil recém-nascidos foram beneficiados com leite humano. Atualmente, o Estado conta com uma rede formada por seis bancos de leite: Anita Cabral e Dra Zilda Arns, em João Pessoa; BLH Merijane Claudino da Silva, em Guarabira; BLH do ISEA, em Campina Grande; BLH Dra Vilani Kehrle, em Patos; e BLH de Cajazeiras. Outros 16 postos de coleta de leite humano estão distribuídos entre João Pessoa, Santa Rita, Guarabira, Solânea, Itabaiana, Campina Grande, Santa Luzia, Bonito de Santa Fé e Sousa.

De acordo com Thaíse Ribeiro, a rede coleta por mês uma média de 400 litros de leite humano. O leite coletado atende a cerca de 500 recém-nascidos com baixo peso, com muito baixo peso e com extremo baixo peso, com prematuridade limítrofe, com prematuridade moderada e prematuridade extrema.

A Paraíba é o primeiro lugar no Nordeste em número de unidades pertencentes à Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, com 22 serviços oferecidos. Essas unidades trabalham para abastecer de leite humano as unidades neonatais e semi-intensivas do Estado e para distribuir esse leite aos prematuros e recém-nascidos que não podem ser amamentados diretamente no seio materno. O produto auxilia na recuperação do quadro clínico da criança, atuando também como agente farmacológico.

De acordo com Thaíse Ribeiro, está comprovado que o aleitamento materno é a forma mais eficaz, de baixo custo e acessível para a redução da morbimortalidade infantil. A amamentação ainda auxilia na prevenção de doenças crônicas e a morbimortalidade na vida adulta e nos idosos, principalmente relacionado à obesidade e doenças correlatas. Nessa perspectiva, os Bancos e Postos de Coleta de Leite Humano se configuram como um dos mais importantes elementos estratégicos da política pública em favor da amamentação e da redução da mortalidade infantil, segundo o Ministério da Saúde.

Para doar – Toda mulher que tem excesso de produção láctea pode ser doadora e ajudar a salvar as vidas de centenas de crianças prematuras. Para doar, é só entrar em contato com o Banco de Leite Humano Anita Cabral pelo telefone 3215-6047 e esperar que uma equipe do banco entregue o kit de doação (vidros, máscara e toca) em domicílio. “Nós nos responsabilizamos por passar semanalmente na casa da doadora, em dia pré-estabelecido, para pegarmos o leite coletado”, garantiu Thaíse.

Secom/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário