quinta-feira, 7 de março de 2013

Daniella pede união de poderes na luta pelos direitos da mulher

“Nossas conquistas são inegáveis, mas ainda há muito o que fazer pelas mulheres paraibanas”. Esta foi a avaliação da deputada estadual Daniella Ribeiro (PP), que presidiu na tarde desta quarta, 6, a sessão especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

“As mulheres ampliaram os seus espaços, seja no mercado de trabalho ou na vida pública. Eu acredito que hoje nós devemos unir forças para fazer chegar a todas as paraibanas o direito à saúde, trabalho, moradia, lazer e igualdade de oportunidades”, comentou. “Estou muito feliz porque conseguimos reunir aqui lideranças e a sociedade organizada para juntos trabalharmos pela igualdade de gênero. Esta luta não deve ser encarada apenas pelas mulheres”, enfatizou.
Segurança da Mulher – A presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, a desembargadora Fátima Bezerra Cavalcante, trouxe para a discussão a segurança integral da mulher e como a sociedade e o poder público podem contribuir para isso. A presidente iniciou o seu discurso pedindo 15 segundos de silencio ao plenário. “A cada 15 segundos uma mulher é agredida no Brasil. Esta realidade não pode continuar. É urgente que exista uma união em favor da redução dos casos de violência contra a mulher e na ampliação da rede de atendimento às vítimas”, destacou.

Durante a palestra, a desembargadora fez uma retrospectiva das conquistas femininas e destacou o acesso à educação como o caminho para a emancipação da mulher. Fátima Bezerra Cavalcante ressaltou a trajetória de três mulheres que ela considera como referência: Anayde Beiriz, Margarida Maria Alves e Maria da Penha Silva. “A história dessas três mulheres serviram como base para conquistas que hoje são essenciais paras nós. A aprovação da Lei Maria da Penha foi necessária para punir os agressores e proteger a mulher vítima de violência doméstica”, declarou.

Fátima Bezerra ainda esclareceu que a criação da Vara da Violência Doméstica atendeu uma demanda reprimida e trouxe mais segurança para as mulheres denunciarem os casos de agressão. “Hoje nos temos cerca de 4 mil processos em João Pessoa e mais 2 mil processos em Campina Grande”, lembrou.

Também estiveram presentes à sessão comemorativa a vereadora Eliza Virgínia, representando a Câmara dos Vereadores; a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares; a prefeita de Pilar, Virgínia Veloso Borges e entidades que trabalham pela efetivação dos direitos da mulher na Paraíba.
Homenageadas– A Assembleia Legislativa prestou homenagens a mulheres que se destacaram em diversas áreas de atuação na Paraíba, tais como cultura, comunicação, empreendedorismo e educação.

Elba Ramalho, um dos maiores expoentes da cultura paraibana, recebeu a homenagem pelos seus 30 anos de trabalho dedicados à valorização da cultura nordestina. Em seu discurso, Elba destacou que a mulher precisa caminhar, agir e crescer com toda a segurança necessária. “Estou muito feliz em receber esta homenagem da Paraíba e acredito que nós mulheres devemos lutar pela liberdade de ser mulher. Não podemos ser desrespeitadas ou mortas, mas sim receber o apoio necessário para tornar realidade as nossas conquistas”,destacou.
A reitora Margareth Diniz, primeira mulher a assumir o cargo na Universidade Federal da Paraíba, foi destaque na área de educação, juntamente com a professora Ana Flávia Pereira, que responde pela reitoria do Unipê, a maior instituição de ensino privado no Estado.

A empresária campinense Gisele Gadelha representou o potencial da mulher paraibana e o seu perfil para liderar negócios. Gisele tem um histórico de empreendedora, fundando escolas e hoje dirige a Facisa.
Na área de comunicação, a homenageada foi a diretora do Sistema Correio de Comunicação, Beatriz Ribeiro, que esteve à frente do processo de implantação do sistema “HD”, tornando a TV Correio a primeira emissora paraibana a captar, editar e transmitir em alta definição. Além dos investimentos em comunicação, Beatriz Ribeiro atua como secretária executiva do Movimento Nós Podemos Paraíba, que trabalha para alcançar os objetivos do milênio estabelecidos pela ONU.

A deputada Daniella Ribeiro ainda lembrou e agradeceu o empenho de todas as jornalistas que trabalham diariamente na cobertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa. Em nome das mulheres da imprensa paraibana, a deputada fez uma homenagem à jornalista Hacéldama Borba.
Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário