Entre as leis de autoria de Rômulo está a que flexibiliza o horário de expediente dos servidores estaduais que acompanham pessoas com deficiência em tratamento.
O vice-governador lembrou que a Paraíba é, percentualmente, o segundo estado brasileiro com mais pessoas com deficiência do país. Ele destacou que algumas iniciativas procuram melhorar a vida das pessoas que vivem com algum tipo de limitação: os investimentos na FUNAD, na Escola Estadual de Audiocomunicação em Campina Grande e a instalação da AACD em Campina.
O Governo do Estado realiza nesta quinta-feira, Dia Internacional da Síndrome de Down, o II Seminário Paraibano sobre Síndrome de Downem, uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Funad e Secretaria de Estado da Educação.
O Seminário acontece no auditório da Funad, durante todo dia, e discute “As Diretrizes de Atenção à Saúde da Pessoa com Síndrome de Down”. A discussão também envolve os desafios vivenciados por estas pessoas no que diz respeito à educação, sexualidade e mercado de trabalho.
Síndrome de Down - A Síndrome de Down é uma condição genética caracterizada pela presença de um cromossomo a mais nas células do indivíduo. Esse acidente genético ocorre geralmente durante a divisão celular do embrião, e sua causa até hoje é desconhecida. A síndrome é basicamente um atraso global do desenvolvimento motor e mental. Se bem estimulada, a criança com Síndrome de Down pode alcançar bons níveis de coordenação motora, fala, escrita e desenvolvimento social. Entre as características estão hipotonia muscular (condição na qual o tônus muscular está anormalmente baixo, geralmente envolvendo redução da força muscular), língua protusa, prega palmar única e olho amendoado com prega epicântica (prega de pele da pálpebra superior, do nariz até ao lado interior da sobrancelha, cobrindo o cantot interior do olho).
Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário