quinta-feira, 21 de março de 2013

Rômulo Gouveia participa de seminário sobre Síndrome de Down

O vice-governador Rômulo Gouveia participou, na manhã desta quinta-feira (21), da abertura do II Seminário Paraibano sobre Síndrome de Down, que acontece na Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad). Na solenidade, foi lembrado que, guando parlamentar, Rômulo teve diversas iniciativas para melhorar a vida de pessoas com deficiências.

Entre as leis de autoria de Rômulo está a que flexibiliza o horário de expediente dos servidores estaduais que acompanham pessoas com deficiência em tratamento.

O vice-governador lembrou que a Paraíba é, percentualmente, o segundo estado brasileiro com mais pessoas com deficiência do país. Ele destacou que algumas iniciativas procuram melhorar a vida das pessoas que vivem com algum tipo de limitação: os investimentos na FUNAD, na Escola Estadual de Audiocomunicação em Campina Grande e a instalação da AACD em Campina.

O Governo do Estado realiza nesta quinta-feira, Dia Internacional da Síndrome de Down, o II Seminário Paraibano sobre Síndrome de Downem, uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Funad e Secretaria de Estado da Educação.

O Seminário acontece no auditório da Funad, durante todo dia, e discute “As Diretrizes de Atenção à Saúde da Pessoa com Síndrome de Down”. A discussão também envolve os desafios vivenciados por estas pessoas no que diz respeito à educação, sexualidade e mercado de trabalho.

Síndrome de Down - A Síndrome de Down é uma condição genética caracterizada pela presença de um cromossomo a mais nas células do indivíduo. Esse acidente genético ocorre geralmente durante a divisão celular do embrião, e sua causa até hoje é desconhecida. A síndrome é basicamente um atraso global do desenvolvimento motor e mental. Se bem estimulada, a criança com Síndrome de Down pode alcançar bons níveis de coordenação motora, fala, escrita e desenvolvimento social. Entre as características estão hipotonia muscular (condição na qual o tônus muscular está anormalmente baixo, geralmente envolvendo redução da força muscular), língua protusa, prega palmar única e olho amendoado com prega epicântica (prega de pele da pálpebra superior, do nariz até ao lado interior da sobrancelha, cobrindo o cantot interior do olho).


Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário