segunda-feira, 18 de março de 2013

Secretarias de Saúde e de Educação iniciam campanha contra verminoses e hanseníase


Uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Educação promove, a partir desta segunda-feira (18) – até o dia 23 deste mês –, a campanha “Hanseníase e verminoses têm cura. É hora de prevenir e tratar”. A abertura oficial aconteceu na Escola de Ensino Fundamental Matias Freire, no bairro da Torre, com a participação do secretário de Saúde, Lindemberg Medeiros.

“As crianças vão receber uma medicação para combater a verminose, mas os pais terão responsabilidade dupla: examinar seus filhos, procurando manchas de possíveis marcas de hanseníase, e autorizar os profissionais de saúde a ministrarem o remédio contra as verminoses”, disse ele. A campanha acontecerá em escolas da rede pública de ensino, entre crianças de 6 a 14 anos de idade.

A coordenadora da Área Técnica da Hanseníase e Tuberculose da SMS, Eveline Vilar, informou que as atividades incluem mobilização e orientações aos professores e escolares, antes da dose do anti-helmíntico, e preenchimento de um formulário, pelos pais ou responsáveis das crianças, para identificar possíveis casos de hanseníase.

Segundo ela, esse formulário, conhecido como “método espelho”, deve conter informações sobre sinais e sintomas indicativos de hanseníase, bem como sobre o histórico familiar da doença. Na presença de lesões sugestivas, o aluno será encaminhado à unidade de saúde de seu bairro para exame médico. “Caso seja confirmado o diagnóstico de hanseníase, o início do tratamento é imediato”, ressaltou.

Âmbito nacional – O objetivo da campanha é diminuir a carga parasitária em escolares do ensino público fundamental, bem como identificar casos de hanseníase. Para ministrar a dose da medicação, uma autorização será enviada previamente aos pais, que devem dar permissão para que o medicamento seja ministrado em seus filhos. “É fundamental que todos percebam a importância da campanha e permitam o uso da medicação. Essa campanha é de âmbito nacional”, destacou Eveline Vilar.

Mais de 73 mil alunos da rede municipal de ensino de João Pessoa vão receber uma dose de anti-helmíntico. As ações da campanha serão supervisionadas pelas equipes do Programa Saúde na Escola (PSE) ou equipe de Saúde da Família da área de abrangência. Na Paraíba, vão participar todas as escolas municipais e estaduais que possuem o PSE.

Hanseníase – É uma doença que atinge principalmente a pele e os nervos, podendo afetar a face, os braços, as mãos e os pés. Se não for tratada, pode causar incapacidades ou deformidades. A doença é transmitida de pessoa a pessoa pela respiração, mas tem cura.

Geohelmintíases – As verminoses constituem um grupo de doenças parasitárias intestinais que acometem o homem. A lombriga e o amarelão são os tipos mais conhecidos de verminoses, caracterizadas como infecções no intestino provocadas por vermes ou parasitas. As verminoses podem causar sérios problemas de saúde, como anemia, perda de peso, dores abdominais, sangramentos intestinais e diarreias frequentes.

Secom/JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário