quarta-feira, 20 de março de 2013

Procon-PB recolhe mais de 7,2 mil litros de suco com comercialização suspensa

O Procon-PB já recolheu mais de 7,2 mil litros de sucos Ades na Paraíba desde a última terça-feira. Hoje (20), as equipes de fiscalização do órgão se dividiram entre os municípios de João Pessoa e Guarabira, no Brejo do Estado. Ao todo, 20 estabelecimentos já foram fiscalizados.
 
As ações estão sendo realizadas em atendimento à Resolução 1.005 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada no Diário Oficial da União da última segunda-feira, que determinou a suspensão da comercialização, em todo o país, de determinados sabores e tipos de sucos da marca Ades.

Segundo a Anvisa, estes produtos podem oferecer riscos à saúde dos consumidores, tendo em vista que existe a suspeita de que eles não atendem às exigências legais da Agência de Saúde.
Em todos os estabelecimentos os gerentes são alertados sobre a proibição da comercialização até que uma nova orientação da Anvisa seja emitida. “Os produtos ficam guardados no próprio estabelecimento, mas se eles voltarem para as prateleiras antes de uma nova decisão da Anvisa, o estabelecimento será multado e o responsável pode ser preso por crime contra a saúde pública”, alertou o secretário executivo do Procon-PB, Marcos Santos, acrescentando que as fiscalizações continuarão nos próximos dias.

A medida da Anvisa de suspender a venda de sucos Ades em embalagens de 1 litro e de 1,5 litro foi tomada após a identificação de uma falha no processo de higienização das máquinas de uma linha de produção em Minas Gerais, que teria ocasionado o envase de algumas embalagens com solução de limpeza, em um lote do produto com sabor maça. Por precaução, a agência ampliou a suspensão para outros sabores até que um inspeção detalhada seja realizada.

OUTRAS FISCALIZAÇÕES - Também nesta terça-feira, o Procon-PB autuou dois supermercados no município de Guarabira. No local, foram encontradas irregularidades, entre elas, produtos fora do prazo de validade sendo disponibilizados para venda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário