quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Vereador realiza sessão solene em comemoração ao Dia Nacional do Idoso

O vereador Geraldo Amorim (PDT) ocupou a tribuna, durante sessão solene nesta quarta-feira que comemorou o Dia Nacional do Idoso, para informar, com base em dados do IBGE, que no Brasil existem mais de 1,7 milhão de pessoas acima de 65 anos e que nos próximos dez anos esse contingente aumentará em quase duzentos milhões. Ele disse ainda que a Paraíba é o segundo estado do Nordeste com o maior número de pessoas com mais de 60 anos, obtendo um aumento, entre 2009 a 2011, de 16,2% no segmento, o equivalente a quase quinhentas e duas mil pessoas com mais de 60 anos.

Amorim revelou, ainda com base em dados no IBGE, que João Pessoa tem quase 78 mil pessoas com idade acima de 60 anos, o que corresponde a 10,2% da população pessoense. O parlamentar aproveitou a ocasião para destacar ações da Prefeitura em defesa da classe, como a criação do Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi). O centro atende de 80 a 100 idosos de todos os bairros em 16 especialidades medicas.

Ele também destacou leis, de sua autoria, que beneficiam os idosos na cidade. Entre elas a que reserva 5% das vagas em estacionamentos públicos e privados para os idosos e que obriga a Prefeitura a colocar quadro com os horários dos transportes coletivos. Geraldo cobrou dos Poderes Públicos, das administrações municipal e estadual, ações mais eficazes para valorizar e garantir mais dignidade a classe.

A sessão solene contou com a presença de representantes de entidades e instituições que trabalham e lutam pelos direitos dos idosos. O secretário de Ação Social do Município, Antônio Jacomi, o presidente da Federação e Associação de Aposentados, Pensionistas e Idosos, Jurandir Pereira, o secretário da Central Estadual dos Idosos, José Fernandes da Cruz, e o secretário da Federação das Associações Paraibanas dos Idosos, Aposentados e Pensionistas, Francisco Nóbrega dos Santos.

O secretário Jacomi destacou o Programa “João Pessoa Vida Saudável, ação intersetorial, promovida pelas Secretarias de Ação Social e Esporte Lazer, que realiza atividades físicas e de lazer com pessoas da terceira idade. Ele lembrou que a Capital já foi considerada como sendo uma das cidades de melhor envelhecimento. O presidente Jurandir Pereira criticou a ausência dos idosos e de representantes de entidades na sessão. Ele enfatizou que a Federação tem cerca de dois mil associados e cobrou uma maior participação dos idosos em eventos e movimentos de luta do segmento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário