sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Horário de verão começa domingo com temperaturas entre 17ºC e 36ºC


O horário de verão começa à zero hora deste domingo (21) nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e no Tocantins. Os paraibanos não terão que adiantar os relógios, já que o Estado ficou fora da mudança, que tem como objetivo economizar energia elétrica. Na Paraíba, as alterações serão climáticas, com dias mais ensolarados e noite mais curtas, segundo os técnicos da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa).

“Nesta época do ano, a temperatura do ar começa a entrar em gradativa elevação até a chegada do verão. Os próximos meses devem ser marcados pela presença de dias solares mais longos e as noites mais curtas. Estas são características da primavera no hemisfério sul, onde está localizada a Paraíba”, explicou a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira.

De acordo com o setor de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, a previsão é de que a temperatura na Paraíba varie entre 17ºC e 36ºC até o dia 21 de dezembro, quando começa o verão. “Por estar localizado próximo à Linha do Equador, o Estado não sofre variações climáticas acentuadas durante esses meses que coincidem com o período de estiagem. As chuvas devem ser bastante reduzidas, ocorrendo apenas em áreas isoladas”, concluiu Marle.

O horário de verão, que começa domingo e se estende até o dia 17 de fevereiro de 2013, é adotado em função do aumento da demanda por energia nesta época do ano, resultante do calor e do crescimento da produção da indústria com a aproximação do Natal. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), as regiões Norte e Nordeste não aderiram à mudança porque a economia nesses mercados é pouco expressiva e não justificaria a participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário