segunda-feira, 29 de outubro de 2012

João Pessoa figura entre os destinos mais visitados do Nordeste


A cidade de João Pessoa está entre os destinos mais visitados na região Nordeste, de acordo com dados divulgados recentemente pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), em parceria com o Ministério do Turismo. A pesquisa revela que os maiores visitantes da Capital paraibana são turistas com renda mensal familiar de até quatro salários mínimos.

O levantamento intitulado Turismo Doméstico 2012 tem como população de pesquisa o conjunto de domicílios particulares permanentes (DPP) situados nas áreas urbanas do Brasil e tem como objetivo levantar dados sobre as viagens realizadas dentro do país em 2011. A pesquisa leva em consideração as 27 capitais brasileiras e mais 26 municípios.

Dentre os turistas brasileiros que visitaram João Pessoa no ano passado, 53,9% possuem renda mensal familiar de 0 a 4 salários mínimos; 35% têm renda de 4 a 15 salários mínimos; e 11,1% com mais de 15 salários mínimos.

Para o chefe com o chefe da divisão de Pesquisa e Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), Paulo Galvão Júnior, o potencial de crescimento de viagens domésticas para os próximos anos é muito alto, inclusive na Capital paraibana, levando em conta que o turismo de eventos e negócios vem crescendo consideravelmente a cada ano dentro da cidade. “João Pessoa se destaca entre as nove capitais nordestinas pelas belezas naturais das praias urbanas e nativas”, disse.

A pesquisa revela que a região Nordeste se apresenta em primeiro lugar entre os destinos turísticos mais “sonhados” pelos entrevistados, com 54,2% das citações. João Pessoa disputa com Salvador, Fortaleza, Recife e Natal o posto de cidade mais visitada do Nordeste.

A Pesquisa – A Pesquisa de Turismo Doméstico teve sua primeira edição em 1998, cobrindo os 96 municípios que, à época, tinham mais de 200.000 habitantes, num total de 9.000 entrevistas domiciliares.

Em 2002 e 2006 foram realizadas a segunda e terceira edições da pesquisa, ampliando a cobertura geográfica e o tamanho da amostra. Em 2008 foi realizada sua quarta edição com uma amostra probabilística de 137 municípios e um total de mais de 37 mil entrevistas.

Na quinta edição, em 2012, a amostra da pesquisa tornou-se totalmente probabilística. Para tanto, decidiu-se manter os mesmos 137 municípios selecionados na pesquisa de 2008, alterar o segundo estágio da amostra, estratificando os setores antes de sua seleção e introduzir um procedimento de amostragem inversa na seleção dos domicílios, eliminando a amostragem de cotas no terceiro estágio de seleção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário