terça-feira, 12 de julho de 2011

Reformas asseguram maior acessibilidade ao plenário da ALPB

Os trabalhos no plenário da Assembleia Legislativa serão retomados na próxima segunda-feira, 18. Hoje, os setores administrativos da Casa voltaram a funcionar. Contudo, a reforma no plenário e outros setores do subsolo não foi concluída.

O ritmo da reforma foi acelerado, para que as sessões sejam retomadas na próxima semana. A primeira sessão ordinária está marcada para a terça-feira (19). Várias mudanças foram realizadas no plenário, a começar da nova Mesa dos trabalhos, que ganhou um layout moderno. Os acessos ao plenário também foram reformados e permitem deslocamentos de pessoas com portadores de necessidades especiais.

Para assegurar a acessibilidade de parlamentares com dificuldade de locomoção e de convidados com necessidades especiais, a presidência da ALPB determinou uma reforma completa em todas as dependências do plenário, que ganharam rampas no lugar dos batentes.

O presidente Ricardo Marcelo (PSDB) disse que as reformas visam atender ao público externo. "O cidadão terá mais acessibilidade ao plenário e, com isso, estamos também cumprindo algumas exigências do próprio Ministério Público, que se preocupa, assim como o Legislativo, no atendimento eficiente e no respeito à cidadania", observou.

Todas as luminárias foram trocadas, o plenário ganhou um telão fixo para ser usado em projeções durante sessões especiais e audiências públicas, todo o carpete foi retirado e está sendo substituído por um piso especial e o plenário ganhou uma pintura nova teto e nas laterais (que eram cobertos também por carpetes). "O tipo de material que era utilizado causava muitos danos à saúde de todos, por conta do acúmulo de poeira e até de fungos, se não fosse limpo constantemente. Agora, além de a pintura reduzir esses problemas, os próprios profissionais de imprensa que cobrem os trabalhos da Casa, como cinegrafistas e fotógrafos, ganham em qualidade das imagens que farão, com um ambiente bem mais claro", disse o presidente.

Ele ainda destacou que o Comitê de Imprensa passou por uma reforma e ganhou uma nova pintura, assim como a sala de apoio dos parlamentares, em anexo ao plenário, a garagem e a cantina que fica por trás da Mesa Diretora. O Salão Nobre, onde são recepcionados todos os convidados do Legislativo Estadual, também está passando por reformas.

"Nossa prioridade continua sendo a aquisição de uma sede própria, em um local bem amplo, onde todos os setores da ALPB fiquem agrupados. Enquanto isso não é possível, estamos realizando as reformas nesses espaços que o recesso permite, com o intuito de garantir um melhor acesso a todos os cidadãos e uma melhor possibilidade de trabalho por parte da própria imprensa paraibana", afirmou Ricardo Marcelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário