segunda-feira, 18 de julho de 2011

Assembleia Legislativa retoma sessões deliberativas nesta terça-feira

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ricardo Marcelo (PSDB), confirmou o retorno das sessões deliberativas a partir desta terça-feira (20.07). No retorno das atividades, duas audiências públicas estão sendo sugeridas pelos deputados. A primeira para debater o projeto do Governo que trata da permuta de um terreno público por uma propriedade privada, onde o Estado quer construir uma nova Academia de Polícia, o Instituto de Polícia Científica e uma Central de Polícia. A outra audiência deve discutir a gestão pactuada entre o Estado e a Cruz Vermelha  na administração do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa.

Nesta segunda (18), os trabalhos de reforma do plenário foram acelerados e a determinação do presidente foi de que não houvesse mais nenhum atraso nas obras. Todo carpete foi retirado e substituído por um piso de madeira.

O plenário passou por uma ampla reforma. Ganhou nova iluminação, rampas que asseguram a acessibilidade e um telão que será utilizado nas sessões especiais e audiências públicas. Também foram feitas reformas na sala que serve de apoio para despachos de parlamentares com assessores e no pequeno refeitório que fica por trás do plenário.
Para o presidente da ALPB, o atraso em uma semana na reabertura dos trabalhos não prejudica a produtividade parlamentar. “Esperamos contar com o apoio de todos os deputados para colocarmos em dia uma agenda positiva para este segundo semestre”, afirmou.

Ricardo Marcelo adiantou que pretende convocar uma reunião do Colegiado de Líderes ainda esta semana, para que possa discutida a agenda positiva do segundo semestre. Esta reunião pode ocorrer ainda na tarde desta quarta.

No retorno dos trabalhos, com a saída do deputado Lindolfo Pires (DEM), que deixou a condição de líder da base governista para assumir uma Secretaria de Estado, e o retorno do deputado Adriano Galdino (PSB) à Assembleia, os deputados devem escolher também o novo presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, que é considerada a mais importante da Casa.

A base aliada do governo tem agora como líder o deputado estadual Hervázio Bezerra (PSDB). Os deputados consideram importante uma discussão mais ampla sobre o projeto do Executivo que autoriza a permuta entre os terrenos público e privado. O deputado João Gonçalves (PSDB) adiantou que a audiência pública para tratar deste tema será realizada nesta quinta-feira (22), a partir das 10h30, no plenário José Mariz.

Já a deputada estadual Daniella Ribeiro, líder do PP, está propondo que a Assembleia Legislativa realize sessão especial para discutir a iniciativa do Governo do Estado em transferir a administração do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, para a Cruz Vermelha.

A Cruz Vermelha é uma organização presente em vários países, inclusive no Brasil.

Segundo a deputada é preciso que a sociedade debata o assunto e não simplesmente o Governo adote uma medida unilateral, enquanto que a Assembleia está em recesso e promova uma mudança tão radical no processo administrativo da questão da saúde, sem se sequer discutir o tema com a população, o que “é muito estranho” em sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário