sexta-feira, 29 de julho de 2011

Amorim propõe placas informativas sobre IDEB em escolas de JP

O vereador Geraldo Amorim (PDT), apresentou, durante sessão ordinária, desta quinta-feira (28), projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade da colocação de placas informativas sobre o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica nas Escolas da rede municipal de ensino da cidade de João Pessoa/PB.  

Amorim acredita que as informações irão contribuir para que pais e responsáveis acompanhem o desempenho da escola de seus filhos, basta verificar o Ideb da instituição, que é apresentado numa escala de zero a dez. A partir dessa premissa é que o presente Projeto de Lei obriga a autoridade de educação a disponibilizar os dados num local visível da escola, onde, além dos pais e dos alunos, qualquer visitante possa ter acesso a tão importante informação.

Importante também, segundo o vereador, é a informação disponibilizada sobre todas as demais escolas do município, propiciando uma avaliação global por parte do interessado, sem ter que o mesmo sair procurando em cada escola tal índice.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), conforme consta no site do MEC – Ministério da Educação e Cultura foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente diariamente a sala de aula.

Ainda segundo o MEC, o índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, obtenha médias correspondentes à qualidade do ensino em países desenvolvidos.

“A acolhida desse projeto pelos meus pares, servirá de incentivo aos alunos para que valorizem, cada vez mais, a sua participação no aprendizado e a própria escola em que estudam”, finalizou Amorim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário