sexta-feira, 29 de julho de 2011

PMJP debate Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência

João Pessoa é uma das capitais com maior número de deficientes no país, seguindo a média estadual em que 14,8% dos paraibanos têm algum tipo de deficiência. Para melhor trabalhar os serviços de saúde a esta parcela da população, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), realiza até esta quinta-feira (28) capacitação com foco no debate sobre a Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência. A capacitação acontece no auditório da Funad.

Walquíria Nascimento, técnica da Área Temática da Pessoa com Deficiência, estima que cerca de 170 profissionais estejam participando da capacitação, entre eles, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e assistentes sociais. Segundo Walquíria, o debate sobre a Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência é o primeiro passo da iniciativa. No mês de setembro os profissionais de saúde do município receberão a segunda fase do projeto, que é a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos durante o debate.

A Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência estabelece as orientações gerais para a elaboração de planos, projetos e atividades voltados à saúde das pessoas com deficiência. Seu principal objetivo é propiciar atenção integral à saúde da pessoa com deficiência, desde a atenção básica até a sua reabilitação, incluindo a concessão de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário