segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Trinta municípios paraibanos aderem ao Plano Viver sem Limite




Exiba assinaturas_prefeito interior_sec_nacional_foto antonio david3.JPG na apresentação de slidesA Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizou, nesta sexta-feira (1), em Itabaiana, com apoio do Governo do Estado e a Prefeitura municipal, a I Adesão Coletiva ao Plano Viver sem Limite. Cerca de 30 prefeitos paraibanos assinaram a adesão e terão acesso a recursos para obras e ações que contemplem os quatro eixos do programa: educação, saúde, acessibilidade e inclusão social.

O Governo da Paraíba já havia aderido ao Viver sem Limite em 2012 e até o final de novembro uma segunda adesão coletiva acontecerá em João Pessoa. A presidente da Funad, Simone Jordão, representou o Governo no evento e destacou que vários benefícios já estão presentes na Paraíba em diversas cidades. A própria Funad foi beneficiada com ônibus adaptado e nesta sexta-feira recebeu mais dois veículos.

O Centro de Reabilitação da cidade de Sousa, ora em construção, é um desses resultados da adesão do Estado. “O Governo tem colaborado muito para disseminar o plano no Estado e hoje essa adesão coletiva de municípios tem uma importância relevante porque é o compromisso dos gestores abertos para pensar políticas e ações para pessoas com deficiência”, ressaltou. Na Paraíba, a Funad é o principal instrumento de apoio ao Viver sem Limite.

O secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira, um pernambucano que é deficiente visual, convocou todos os prefeitos paraibanos a aderirem ao Plano Viver sem Limite. “O plano envolve 15 ministérios, tem um investimento de R$ 7,6 bilhões que estão sendo investidos nos estados e municípios até 2014”, destacou.

Antonio José ressaltou que a Paraíba já desenvolve muitas ações do Plano Viver sem Limite, a exemplo de ônibus acessíveis para estudantes de todos municípios paraibanos, residências inclusivas, além do Centro de Referência em Saúde para Pessoa com Deficiência. No país mais de 1.000 municípios já assinaram a adesão.

O prefeito de Itabaiana, Antonio Carlos Rodrigues, afirmou que os gestores municipais devem ter a sensibilidade e prontamente aderir ao Viver sem Limite para que as pessoas portadoras de alguma deficiência possam melhor usufruir de seus direitos, a exemplo da inclusão social. Itabaiana tem cerca de 25 mil habitantes e desse total cerca de 8.500 são pessoas com algum tipo de deficiência, “Seja essa deficiência motora, visual, auditiva, intelectual e dentro desse contexto a gente visualiza a necessidade dessa sensibilidade em busca do acolhimento a essas pessoas que devem ter suas vidas reconhecidas e incluídas na nossa sociedade”, disse o prefeito, acrescentando que a parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Humano e da Funad, tem sido fundamental.

Na abertura da solenidade os dançarinos Maria José Medeiros e Valdir Gomes se apresentaram para o público. O presidente do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência, Genésio Vieira, também deficiente visual, se dispôs a colaborar com os prefeitos nas orientações sobre o Plano Viver sem Limite. 

O prefeito de Lucena, Marcelo Monteiro, assinou a adesão ao plano e adiantou que o município já desenvolve ações voltadas para pessoas com deficiência. “Os recursos do plano Viver sem Limite vão possibilitar a ampliação de nossas ações nessa área”, declarou.

José Maria de Lucena, prefeito de Cabedelo, avalia que a adesão ao plano vem reforçar o trabalho que já existe no município, que é referência e representou a Paraíba recentemente em evento em São Paulo, na USP, apresentando o Centro de Inclusão que atua principalmente na educação.

O Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Viver sem Limite foi lançado no dia 17 de novembro de 2011 (Decreto Nº 7.612) pela presidenta Dilma Rousseff, com o objetivo de implementar novas iniciativas e intensificar ações que, atualmente, já são desenvolvidas pelo governo em benefício das pessoas com deficiência.

Secom/PB


Nenhum comentário:

Postar um comentário