segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Ruy sugere a criação de Frentes Parlamentares Estaduais e Municipais de Combate ao Câncer


Com objetivo de aproximar o debate sobre a situação dos hospitais que realizam o diagnóstico e tratamento do câncer, o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar de Combate ao Câncer da Câmara dos Deputados, Ruy Carneiro (PSDB-PB), defendeu a criação de fóruns nos estados e municípios com mais de 200 mil habitantes. 

Nossa proposta é estimular a criação das Frentes Parlamentares nas Assembleias Legislativas de todos os estados e também nos municípios com mais de 200 mil habitantes. Essa é uma ação importante, pois cada estado possui sua realidade e seus diferentes problemas, explicou Carneiro.
  
De acordo com ele, em alguns estados faltam até aparelhos de mamografia e os pacientes precisam se deslocar centenas de quilômetros para realizar o exame. “Dessa situação que parece inacreditável em pleno século XXI só sabe quem precisa, e a criação desses fóruns locais e regionais poderão subsidiar os debates e a criação de políticas públicas em âmbito nacional”, ressaltou. 

Dados oficiais do Ministério da Saúde confirmam que atualmente, o SUS conta com apenas 248 equipamentos de radioterapia distribuídos em 155 serviços, que são responsáveis por 9,6 milhões de sessões de radioterapia por ano. “No começo do mês anunciaram a compra de mais equipamentos, no entanto é latente a necessidade de ampliar a cobertura em todo o país”, apontou. 

No Brasil todos os anos são descobertos cerca de 500 mil novos casos de câncer. “E a nossa rede está crescendo para diagnosticar e tratar esses pacientes?”, questionou Ruy. 

O parlamentar informou que nos próximos dias estará encaminhando documento as Assembleias Legislativas e Câmaras de Vereadores sugerindo a criação das Frentes Parlamentares Estaduais e Municipais de Combate ao Câncer.

Assessoria do Parlamentar

Nenhum comentário:

Postar um comentário