segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Instituto de Desenvolvimento da Paraíba liga as pesquisas da UFPB ao setor produtivo



A Universidade Federal da Paraíba cumpre a sua função enquanto formadora de pesquisadores e profissionais, mas para alcançar o objetivo de chegar à excelência o trabalho é dividido em setores que vão desde pró-reitorias, a departamentos e institutos. Assim, em 2011 foi criado o Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba (IDEP-UFPB), com o objetivo contribuir para o desenvolvimento da Paraíba através da aplicação de produtos e resultados das atividades científicas e tecnológicas desenvolvidas na UFPB.

O IDEP, chefiado hoje pelo professor de economia da UFPB, Ignácio Tavares, “tem o objetivo de fazer a ligação da comunidade universitária com a comunidade não universitária”. Segundo o professor, “há muitas pesquisas, na Universidade, desenvolvidas por professores e alunos que podem ser ferramentas para o desenvolvimento da Paraíba”. Ele explicou que atuação do IDEP vem acontecendo, principalmente, na área tecnológica e no auxílio a pequenos municípios paraibanos.

O auxílio citado pelo Professor são estudos sobre a realidade socioeconômica das cidades paraibanas, que irão fundamentar propostas de parcerias. “Até agora, já foram realizados levantamentos nos municípios de Puxinanã e Sertãozinho. Nestes, o trabalho foi concluído, mas há uma lista de cidades que serão estudadas para que se compreenda melhor a realidade da população com base em dados para a construção de projetos que desenvolvam o município”.

Além deste trabalho, o IDEP faz parte de programas de apoio à inovação tecnológica na indústria na Paraíba, criando assim um canal para divulgar e encaminhar as pesquisas que são feitas na Universidade Federal da Paraíba. “Essa interação é boa para a indústria e para a Universidade”, ressaltou.

Ignácio Tavares disse ainda que há um projeto, em desenvolvimento, para pesquisas sobre investimentos privados na Paraíba. Segundo ele, deve ser posto em prática no próximo ano e permitirá conhecer melhor os potenciais benefícios de tais investimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário