Aproximadamente 300 alunos da 1ª a 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Gomes, localizada no bairro Ernesto Geisel, em João Pessoa, participaram da primeira aula prática do projeto “Introdução aos primeiros socorros nas escolas”. A ação, realizada nesta terça-feira (5), é resultado de parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), e o Centro Universitário de João Pessoa (Unipê).
Os alunos
aprenderam técnicas de massagem cardíaca, mobilização e transporte e como
reagir em casos de fraturas, luxações, hemorragias, queimaduras e engasgos,
além da importância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Além
disso, a ação incluiu a realização de testes de glicemia e aferição da pressão
arterial.
De acordo com o
gerente operacional de Desporto Escolar (Gode/SEE), José Geraldo Castro, o
objetivo do projeto é conscientizar os estudantes sobre os riscos e prevenção
de acidentes corriqueiros. “Queremos mostrar aos alunos como evitar contusões,
lesões, engasgos e como agir nestes casos, ou seja, saber socorrer alguém”,
afirmou, completando que o projeto será realizado quinzenalmente em escolas da
Capital.
A gerente da 1ª
Regional de Educação, Wleica Aragão, compareceu à primeira aula do projeto. “É
importante que os alunos saibam o que podem e devem fazer no caso de algum
acidente, já que eles são passíveis a isso o tempo todo. Por isso, é importante
a parceria entre o Governo do Estado e o Unipê”, afirmou. O professor de Artes,
Erisvaldo Pedro, também afirmou que a ação é de fundamental importância para os
estudantes.
“Estamos
lidando com adolescentes. A maioria deles tem irmãos pequenos, alguns têm até
filhos já e os socorristas trataram de assuntos corriqueiros, como engasgo e
acidentes domésticos. Então, são coisas que se você não tiver o mínimo
conhecimento de como lidar, pode entrar em desespero e causar um dano maior.
Então, acho que é fundamental para a educação, de modo geral, que haja esse
tipo de treinamento e conscientização de como agir num momento desses. São
precauções necessárias para, até mesmo, salvar uma vida”, salientou o professor
Erisvaldo.
Aprovação – O estudante
Jackson de Assis Hermógenes, da 2ª série do Ensino Médio, disse que gostou
bastante do que aprendeu nesta terça-feira. “O que aprendemos hoje pode ser
usado no dia a dia, pois são acidentes que não são raros de acontecer, podem
acontecer com qualquer pessoa. No almoço você está em casa com a família e
alguém de repente engasga. Aí, você já sabe como agir. Aprendi qual é a hora
certa de tossir, como deitar a pessoa e onde pressionar nas costas”, explicou.
A estudante
Beatriz Sabrina Ferreira, da 1ª série do Ensino Médio, afirmou que o que mais
gostou de aprender foi a massagem cardíaca. “A gente sabe que em todas as
ocasiões podem acontecer acidentes, tanto em casa como na rua e nos ônibus, e
precisamos estar sempre preparados para alguma coisa que possa acontecer. A
gente tem que aprender porque isso acontece no nosso cotidiano, especialmente
com bebês, que são mais frágeis. Eu gostei de aprender a massagem cardíaca
porque meu pai faleceu de ataque fulminante, então, se acontecer com mais
alguém da minha família, eu já sei como agir”, afirmou.
Parceria – A parceria
entre Secretaria de Estado da Educação (SEE) e Centro Universitário de João
Pessoa (Unipê) já conta com outros projetos em desenvolvimento, como a
Escolinha de Esportes, que atende cerca de 800 estudantes de 13 escolas da rede
estadual de ensino em modalidades esportivas como handebol, futsal e atletismo,
e ginástica laboral, três vezes por semana, com os funcionários da Secretaria.
Secom/PB
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