quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Vereador defende programa “Mais Médicos”


O vereador Fernando Milanez (PMDB), em seu pronunciamento na sessão desta quinta-feira (05), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), se posicionou favoravelmente ao programa do Governo Federal, “Mais Médicos”. Segundo o parlamentar, a iniciativa é um importante passo para a melhora da saúde pública no país.

O programa integra um pacto de melhoria de atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que prevê investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais. O programa ainda prevê a contratação de médicos estrangeiros. Na Paraíba, foram selecionados dentro do programa 60 médicos para atuar em regiões do interior, entre eles, 13 são cubanos.

De acordo com o parlamentar, o programa vai beneficiar a saúde pública do país. “A iniciativa é o maior passo dado para a solução definitiva para o problema da saúde no Brasil. As pessoas não atentaram ainda que o Brasil está dando a grande volta por cima. As pessoas falam que não faltam médicos, mas falta sim”, afirmou o vereador.

Parlamentar denuncia desvio de recursos para fornecimento de remédios

O vereador reclamou que há desvios de recursos para o fornecimento de remédios. “E se o médico está no posto de saúde, os remédios não vêm. Temos que ter a coragem de dizer que os remédios são desviados, essa é a grande verdade. A falta de compostura tomou conta do poder público”, declarou.

O parlamentar professor Gabriel (PDT) também criticou o desvio de recursos e destacou outros problemas da saúde. “A questão não é só o sumiço do medicamento, é quando o dinheiro não chega onde deveria chegar. Precisamos ter mais leitos para atender. Às vezes tem médicos e não tem como tratar o paciente. Precisamos criar vergonha na cara e aplicar o dinheiro público em favor da sociedade”, ressaltou.

Vereador diz que destinar 10% do PIB solucionaria os problemas na área da saúde

O vereador de oposição, Lucas de Brito (DEM), discordou de Fernando Milanez no sentido de que o programa do Governo Federal não resolve o problema da saúde no Brasil. Segundo o oposicionista, seria mais benéfico trabalhar na implantação da iniciativa de destinar 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a saúde.

Para mim, seria prioridade para a saúde se fosse acolhida a Proposta de Emenda à Constituição que prevê 10% do PIB para a área da saúde. Seria um gesto muito mais eficaz que o Programa Mais Médicos. Vários médicos formados em João Pessoa não vão para o interior porque falta infraestrutura, equipamentos e materiais básicos para o tratamento da saúde alheia”, defendeu.

Fernando Milanez não concordou com a posição de Lucas de Brito e defendeu que a vinda de médicos cubanos para o Brasil vai melhorar a saúde pública do país. “A história vai registrar isso. Existem defeitos, mas a medicina de Cuba é infinitamente melhor do que a do brasileiro. A Constituição fala de um percentual de 25% para a educação, mas isso não resolveu o problema da educação, alegou Milanez.

Manifestações do dia 7 de Setembro

Fernando Milanez ressaltou a realização de uma manifestação marcada para o dia 7 de setembro, em que se comemora o Dia da Independência do Brasil. “Sábado vai ser a maior manifestação da História do país. Serão manifestações ordeiras, não precisa quebra-quebra. Só precisa dizer que não queremos assim. Não queremos reeleição. Queremos acabar com essa farra de partidos e legendas que ficam se vendendo às custas do povo”, destacou.

CMJP

Nenhum comentário:

Postar um comentário