segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Lucas de Brito apresenta projetos para incentivar plantio de árvores na Capital




O vereador Lucas de Brito (DEM) apresentou, em alusão ao Dia na Árvore, comemorado no último dia 21, dois projetos de indicação ao prefeito Luciano Cartaxo (PT), visando à melhoria da arborização em João Pessoa. As matérias tratam especificamente do plantio de árvores na cidade com a finalidade de melhorar a educação ambiental no município e promover o embelezamento das vias da cidade.

Em um dos projetos, o parlamentar sugere a adoção da arborização ordenada como pré-requisito obrigatório e indispensável para pavimentação de logradouros ainda não contemplados no município. Lucas argumenta que a urbanização acelerada nos grandes centros tem provocado sérios danos à condição ambiental e ocasionado prejuízos econômicos, sociais e de qualidade de vida às comunidades urbanas. “Além da função paisagística, a arborização proporciona mais proteção à população em relação a fatores como relevo e clima”, justifica.

Pelo projeto fica estabelecido que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) será o órgão responsável pelo fornecimento e plantio das mudas que devem ser de fácil adaptação ao clima da região. Contudo, será de livre escolha, por parte dos moradores dos logradouros particulares, a preferência nos tipos de mudas, conforme classificação elaborada e oferecida pela Pasta

Mudas para recém-nascidos - Em outro projeto de indicação, Lucas de Brito sugere a criação do Programa Municipal de Arborização “Uma Vida, Uma Árvore” como parte da Política Municipal de Arborização. O programa consiste no plantio de uma muda de árvore para cada criança que nasce e é registrada na cidade, com objetivo de também promover a arborização.

A matéria prevê que a adesão ao programa é voluntária e deve ser feita pelos pais no ato do registro do recém-nascido no cartório, através do preenchimento de um formulário com os dados do bebê, como o nome e o endereço. Todos os estabelecimentos de registro civil do município deverão receber uma urna, onde serão depositados os formulários a serem recolhidos pelo poder municipal, que enviará uma carta para a residência da família da criança inscrita no programa, indicando o número da árvore, a espécie e o local onde a mesma será plantada. Trata-se de experiência bem-sucedida, já implementada em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.

Para o parlamentar, os benefícios advindos da arborização urbana promovem a melhoria da qualidade de vida e o embelezamento da cidade. “Cada árvore tem um papel fundamental no combate aos efeitos da poluição nas grandes cidades. Cada bebê que nasce é uma pessoa a mais para ajudar na preservação do ambiente, que, afinal, será dele no futuro”.

Assessoria


Nenhum comentário:

Postar um comentário