quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Governo do Estado articula instalação de escritório da ONU na Paraíba



O Governo do Estado está articulando a instalação na Paraíba do escritório regional da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO- Food and Agriculture Organization). A unidade será a primeira no Nordeste e a terceira no Brasil. A implantação foi discutida, nesta quarta-feira (4), pelo vice-governador Rômulo Gouveia e o representante da FAO no Brasil, Alan Bojanic, durante o 2º Encontro Nacional de Enfrentamento da Seca e da Desertificação, na sede do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), em Campina Grande.
“Nós estamos trabalhando em conjunto para que isso aconteça. A FAO é uma organização internacional reconhecida e deverá ter uma contribuição importante para o nosso Estado. A proposta é que o escritório passe a funcionar ainda este ano na sede do Insa, em Campina Grande, que já tem pesquisadores e uma parceria com o governo, prefeitura, universidades, organismos internacionais e Organizações Não Governamentais”, explicou Rômulo, durante sua participação na abertura do evento.
Ele acrescentou que a FAO trabalha no combate à fome e à pobreza, promove o desenvolvimento agrícola, a melhoria da nutrição, a busca da segurança alimentar e o acesso de todas as pessoas, em todos os momentos, aos alimentos necessários para uma vida saudável. “A FAO também reforça a agricultura e o desenvolvimento sustentável, como estratégia a longo prazo, para aumentar a produção e o acesso de todos aos alimentos, ao mesmo tempo em que preserva os recursos naturais”, disse o vice-governador.
Por sua vez, o representante da FAO no Brasil, Alan Bojanic, destacou o empenho de Rômulo Gouveia para trazer o escritório da FAO para o Estado da Paraíba. O dirigente esclareceu que a FAO funciona como uma rede de conhecimentos: “Usamos a excelência de nosso staff – agrônomos, engenheiros florestais e outros profissionais – para coletar, analisar e disseminar informações. Também publicamos newsletters e livros, distribuímos revistas e criamos material em mídia eletrônica”.
Para o diretor do Insa, Ignacio Hernán Salcedo, a instalação do escritório da FAO em Campina será importante e destacou a parceria com o Governo do Estado. Quanto ao seminário 2º Encontro Nacional de Enfrentamento da Seca e da Desertificação, ele disse que “foi pensado como um espaço para convergência de saberes entre os movimentos sociais e a academia, a fim de construirmos uma agenda em torno dos mecanismos de controle e mitigação da desertificação e convivência com a estiagem”.
CONFERÊNCIA - Ainda na abertura, o vice-governador Rômulo Gouveia convidou os presentes para participarem da 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, que será realizada nos dias 10 e 11 deste mês. Ele enfatizou que, atendendo a um chamado do Governo do Estado, mais de 120 municípios paraibanos realizaram suas conferências regionais e garantiram participação na Conferência Estadual que pretende reunir mais de mil pessoas no Espaço Gospel, em João Pessoa.
 Secom/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário